… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

17 de novembro do ano 3 antes de Cristo • Data de Clemente para o Nascimento de Cristo!


17 de novembro do ano 3 antes de Cristo Data de Clemente para o Nascimento de Cristo!
 
Clement de "Les vrais pourtraits et vies des hommes illustres grecz, latins et payens" (1584) por André Thévet


Quando é que Jesus nasceu em Belém? A Bíblia relata-nos a certeza do facto do Nascimento de Jesus e do lugar onde Ele nasceu. Mas não a data exacta. Ainda que muitos cristãos celebrem o aniversário de Cristo a 25 de dezembro, nem foi sempre assim. De facto, um dos pais da Igreja, Clemente de Alexandria, considerava que tinha sido a 17 de novembro do ano 3 antes de Cristo!

Na Igreja primitiva parece não ter havido celebração do Nascimento de Jesus. Em vez disso, a cada domingo, havia uma celebração da ressurreição de Cristo. As festas judaicas da Páscoa e do Pentecostes continuaram a ser celebradas pelos judeus convertidos dentro da Igreja por algum um tempo, uma vez que estavam intimamente associados com a morte e ressurreição de Cristo. No terceiro século depois de Cristo, algumas igrejas no leste começaram a celebrar o dia 6 de janeiro como o dia da Epifania, isto é, o tempo quando Cristo Se revelou aos gentios como o Messias. A encarnação de Jesus - quando Deus Se tornou homem - também era comemorada nessa data.

Muitos pensadores têm especulado sobre a data da ocasião em que os pastores estavam no campo na noite em que Cristo nasceu. Seria na primavera ou no verão? Alguns têm dito que seria a 20 de maio, outros têm fixado a data no dia 19 ou 20. Outros, ainda, achavam que o dia 25 de março seria a data mais provável. Realmente ninguém sabe.

Há uma prova escrita, que pelo ano de 354 da nossa era (D. C.), o Bispo de Roma celebrava o dia 25 de dezembro como a data do Nascimento do Cristo. Quatro grandes festivais romanos eram realizadas em Dezembro, incluindo as Saturnais, que comemoravam o renascimento do deus Sol. Algumas destas coisas foram adaptadas para a celebração cristã da vinda do Filho de Deus.

À medida que o Cristianismo se expandia na Europa, os seguidores de Cristo continuaram a comemorar em 25 de dezembro o Natal, e assim como também cada nacionalidade convertida ao cristianismo trouxe os seus próprios costumes para a celebração do Natal.

Mas se Clemente de Alexandria ainda estivesse vivo hoje, ele provavelmente estaria desejando-nos um “Feliz Natal” neste dia!

Clemente de Alexandria ou Tito Flávio Clemente (Atenas (?), c. 150 - Palestina, 215) foi um escritor, teólogo, apologista e mitógrafo cristão grego nascido em Atenas.

****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: