… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sábado, 3 de dezembro de 2016

3 de dezembro de 1483 • O “meu querido Amsdorf”



3 de dezembro de 1483 O “meu querido Amsdorf”
Nikolaus von Amsdorf, 1558, gravura a água-forte, por Peter Gottlandt
    
13 de junho de 1532.

Graça e paz em Cristo.

Não te tenho escrito, meu querido Amsdorf, por causa da má saúde da minha cabeça; vai melhorando pouco a pouco graças às tuas orações, pois das forças naturais nada espero. Inteirei-me, -e lamento- que tu estejas sofrendo, também. Que Cristo te devolva a saúde e te conserve entre nós por muito tempo. Ignoro o que há-de esperar-se das negociações que em Nuremberga se desenvolvem entre o Imperador e os nossos. Os amigos têm-me escrito que o turco, mortífero até ao momento, estava avançando contra a Alemanha com um exército terrível e incomensurável, com o objectivo de atacar simultaneamente a Fernando e a Carlos e desfazer-se dos dois irmãos. O Papa está em França; ele e o rei francês opõem-se a Carlos e recusam emprestar-lhe ajuda contra o turco. Aí tens as monstruosidades dos nossos tempos! Para isso serve o dinheiro que os papas foram entesoirando ao longo dos séculos à base das indulgências contra os turcos. Diz-se que o imperador está pressionando os príncipes para que proporcionem as tropas auxiliares que lhe têm prometidas. Possivelmente, por este motivo, não tarda em dissolver-se a dieta e se rompam as negociações de paz. Pelo vistos, Karlstadt partiu para a Frísia, em busca de um novo asilo, já que o único emprego que conseguiu encontrar na Suíça foi o de agricultor, trabalho no qual, até entre nós, mostrou bastante habilidade.

E estas são todas as notícias. Que o Senhor realize o que Lhe pareça melhor. À Sua graça te encomendo, ámen.

Teu,
Martinho Lutero.

Esta carta foi endereçada por Martinho Lutero “Ao meu querido Amsdorf”. Quem é Amsdorf?

Trata-se de Nicolaus von Amsdorf. Amigo pessoal de Martinho Lutero. Foi um teólogo alemão e reformador Protestante. Ele era um homem de vontade forte, de grande aptidão para a controvérsia, e de considerável aprendizagem, tendo exercido uma influência decisiva na Reforma.

Nicolaus von Amsdorf, nasceu neste dia, 3 de dezembro de 1483, em Torgau, na margem Rio Elba e faleceria em 14 de maio de 1565 em Eisenach, na Alemanha.

Nicolaus von Amsdorf foi educado em Leipzig, e depois em Wittenberg, onde foi um dos primeiros alunos que ali se inscreveram na recém-fundada universidade. Em breve obteria o reconhecimento académico tornando-se professor de teologia em 1511.

Tal como Andreas Karlstadt, Nicolaus von Amsdorf foi inicialmente um defensor da teologia da velha linha da teologia escolástica, mas sob a influência de Martinho Lutero, abandonou as suas posições aristotélicas, trocando-as por uma teologia baseada na doutrina da graça de Agostinho de Hipona.

Nicolaus von Amsdorf permaneceu durante toda a sua vida um dos mais determinados apoiantes de Lutero. Esteve com ele na conferência de Leipzig (1519), na dieta de Worms (1521) e em segredo no esconderijo do Castelo de Wartburg.

Ele assistiu aos primeiros esforços da Reforma Protestante em Magdeburg (1524), em Goslar (1531) e em Einbeck (1534).

Tomou parte activa nos debates em Schmalkalden (1537), onde ele defendeu o uso do sacramento pelos não-crentes.

Finalmente em 1539 levantou a sua voz, criticando fortemente a bigamia do nobre (landegrave) de Hessen.

Nicolaus von Amsdorf, nasceu neste dia, 3 de dezembro de 1483, em Torgau, na margem Rio Elba e faleceria em 14 de maio de 1565 em Eisenach, na Alemanha.

****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: