… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

14 de fevereiro de 1760 • Richard Allen, um Cristão de coragem



14 de fevereiro de 1760 Richard Allen, 
um Cristão de coragem
Richard Allen foi um líder cristão negro norte-americano. Nasceu escravo, neste dia, 14 de fevereiro de 1760, numa família pertencente a um bem sucedido advogado da Pensilvânia, Benkamin Chew, sendo depois vendido por este, com a sua família a um fazendeiro de Delawer, em 1768. Em 1777, após a maioria da sua família ter sido revendida, Richard Allen converteu-se a Cristo aos dezassete anos. Imediatamente começou a pregar o Evangelho, primeiro à sua família, e depois à família do seu patrão, que se converteu.


Por volta dos vinte anos, Richard Allen conseguiu comprar a sua liberdade, tornando-se pregador metodista entre os negros, e finalmente, até mesmo entre os brancos, algo invulgar nos E. U. A. do seu tempo.



Aos vinte e sete anos foi um dos fundadores da Free African Society of Philadelphia, talvez a primeira organização independente de negros livres dos E. U. A.



Aos trinta e cinco anos, Richard Allen era o líder espiritual da maior congregação negra da Philadelphia, a Bethel African Methodist Episcopal Church.



Em 1817 Richard Allen foi forçado a romper com a direção branca da Igreja Metodista nos E. U. A. que controlava e limitava a atividade dos pastores negros e das congregações de cristãos negros.



Autodidata, Richard Allen aprendeu a ler e escrever sozinho. Foi autor de muitos sermões e textos ligados à sua militância. Ele trabalhou arduamente no estabelecimento de escolas para negros e na criação de sociedades de ajuda mútua a fim de livrar os negros livres da dependência dos brancos.



Foi o primeiro bispo da African Methodist Episcopal Church. Nos seus últimos anos de vida terrena, Richard Allen passou a simpatizar com a ideia de criar colónias negras na África, no Haiti e no Canadá, como resposta às discriminações sofridas pelos negros nos E. U. A. Faleceu em 26 de março de 1831.


****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.


Sem comentários: