… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

22 de fevereiro de 1857 • Baden-Powell, o escuteiro


 22 de fevereiro de 1857 Baden-Powell, 
o escuteiro
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, ou simplesmente, Baden-Powell, o tenente-general britânico que fundou o escutismo em 1907, nasceu neste dia, 22 de fevereiro de 1857 e morreu no dia 8 de janeiro de 1941.



Baden-Powell era anglicano e considerava que todo o escuteiro devia ter uma religião, embora hoje em dia haja pelo mundo muito escutismo que é indiferente à questão religiosa. Dizia que com o escutismo “Visamos a prática do Cristianismo na vida e nos afazeres de todos os dias, e não apenas a mera profissão da sua teologia aos domingos.”.



Baden-Powell num dos seus discursos aos escuteiros apresentou o célebre preceito "WWJD" (What would Jesus do?): “Acho bastante curioso que pessoas que se dizem bons Cristãos se esqueçam tantas vezes, perante uma dificuldade, de fazerem a si mesmos esta simples pergunta: «O que é que Cristo teria feito nestas circunstâncias?», e depois agir em conformidade. Lembra-te de a fazer na próxima vez que estiveres em dificuldades ou que não saibas como proceder.”



E ainda que: “O homem de pouco vale se não crer em Deus e obedecer às Suas leis.”


 ****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: