… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

13 de janeiro de 1914 • Henry G. Bosch, fundador do guia devocional, Our Daily Bread [O nosso pão diário(1)]



13 de janeiro de 1914  Henry G. Bosch, 

“O nosso pão diário”

Nascimento neste dia, 13 de janeiro de 1914, de Henry G. Bosch, fundador do guia devocional, Our Daily Bread “O nosso pão diário.” Ele contraiu a tuberculose em criança, e ficou com mazelas para toda a sua vida. Apesar destas dificuldades de saúde trabalha proficuamente produzindo mais de 6000 programas de rádio em Chicago e Grand Rapids para o Radio Bible Class – RBC. Este ministério, cujo fundador foi Martin R. De Haan, um médico que depois se tornou pastor, bem conhecido pela sua voz áspera e o seu ensino apaixonado da Bíblia. A sua consagração ao ministério conduziu pessoas de todas as nações à fé e maturidade em Cristo. Assim, em 1938, a partir de uma pequena estação de rádio em Michigan, Detroit, nasceu a Rádio Bible Class. Subitamente, o doutor estava a dar consultas espirituais por telefone a centenas de milhares de ouvintes famintos das Escrituras. Apesar de ele não ser uma personalidade talhada para o trabalho específico da rádio– com uma voz áspera, autoritária – o programa produziu grande efeito. E as pesadas e realçadas reflexões que o Dr. De Haan fazia sobre as Escrituras depressa se tornaram numa fonte de sabedoria bíblica para muitos. Em resposta aos seus ensinos, os ouvintes pediam transcrições das emissões para usarem como material de estudo. Estas fontes, depressa se tornaram grande exigência, tendo sido precursoras dos opúsculos das Séries Discovery. Em 1956 o seu colaborador Henry G. Bosch sugere que se façam meditações diárias, dando origem ao Our Daily Bread (Nosso Pão Diário). Com Richard De Haan, filho de Martin, dá-se início às emissões televisivas. Actualmente é o neto, M. R. De Haan II, que preside ao RBC Ministries.

Em Portugal, uma jovem de 18 anos, Susana Pires, apaixonou-se por este ministério e começou a traduzir as meditações para Português. Em 1988 saiu o primeiro opúsculo com meditações disponibilizadas em Português através de um processo meio artesanal. Em 1990 Álvaro Lopes (actual responsável em Portugal) casa-se com ela e entra neste ministério. Em 1994 conseguem apresentar a publicação com melhor aspecto gráfico. Em 1998, com o grande desenvolvimento da Internet, criam um «web site», disponibilizando as meditações igualmente via digital. Actualmente o endereço do sítio é http://paodiario.org/. É também neste ano que é obtida autorização dos EUA para se fazer a tradução simultânea das meditações no actual formato A6. Em 2002 é fundada a associação RBC – Portugal (Recursos Bíblicos de Comunicação), que passa a dispor de um escritório em Gondomar.  Em 2004 começa a ser feita a distribuição para grande parte da Europa e para algumas partes do mundo a partir dos escritórios em Gondomar. Neste momento há 23 000 assinantes).

Em 2007 começa o ministério áudio – o nosso pão diário em CD. Actualmente a Rádio Santa Comba Dão usa o ‘Nosso Pão Diário’ nas suas emissões. Há 4 100 assinantes ativos em Portugal estando a ser feita uma tiragem de 6 000 cópias mensalmente. No mundo inteiro há 20 milhões de assinantes. «O Pão Diário» está a ser distribuído no mundo em 30 línguas diferentes.

Ore(mos) por este ministério.


****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: