… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quinta-feira, 23 de março de 2017

23 de março de 1891 • O Dr. De Haan dá-nos na rádio “o nosso pão de cada dia”!


23 de março de 1891 O Dr. De Haan 
dá-nos na rádio “o nosso pão de cada dia”!
Ralph Martin De Haan foi um professor de Bíblia, fundador da Radio Bible Class e editor do guia devocional mensal “Our Daily Bread.”



Martin R. De Haan nasceu neste dia, 23 de março de 1891, em Zeeland, Michigan nos Estados Unidos da América, filho dum sapateiro que havia emigrado da Holanda.



De Haan estudou no “Hope College” em Holland, Michigan, e na “University of Illinois College of Medicine”, licenciando-se em medicina, passando a ser médico em Michigan Western, também nos Estados Unidos.



Em 1914 Ralph Martin De Haan casou-se com Priscilla.



Ora aconteceu na sua cidade natal que quando De Haan tinha uns doze anos, ouviu uma evangelista proclamar o Evangelho. A rua atafulhou-se de gente que escarneceu da “pobre” evangelista... Contudo, o Evangelho teve impacto no jovem De Haan, que sentindo-se o pior pecador da cidade, queria ser salvo, mas não disse nada a ninguém naquela ocasião, com medo de ser gozado.



Entretanto a vida foi girando, Ralph Martin De Haan, tornou-se um médico famoso e bem sucedido.



Mas Deus “escreve” como bem quer. Em outubro de 1921, DeHaan adoeceu gravemente, esteve hospitalizado em Grand Rapids, recuperando a sua saúde a muito custo. Na cama de hospital pensou maduramente na sua vida espiritual, e converte-se. Ele estava muito doente e enquanto lutava pela sua vida numa cama de hospital, fez as pazes com Cristo, aos 31 anos de idade. O Dr. De Haan recorda o ocorrido como “o evento de mudança da sua vida”. No início da primavera de 1922, ele teve alta do hospital e pensou que não podia continuar a viver como anteriormente, e resolveu mudar de vida. Pôs fim à sua prática clínica, vendendo o consultório, a casa, e os equipamentos médicos e de escritório.



De Haan sentido a chamada para o ministério, frequentou as aulas do Seminário Teológico Ocidental em Holland, Michigan, na cidade onde ele morava. Após isto, ele começou a pastorear duas igrejas em Grand Rapids e onde começaram a correu classes de Bíblia muito assistidas.



Em seguida, a porta da rádio foi aberta para o Dr. De Haan e logo se tornou evidente que Deus através de Seu Espírito estava começando este ministério de transformação de vidas, que ele continuou por 27 anos. Funda a Radio Bible Class.



Em 1938, uma das classes da Bíblia, em Detroit, começou a ser transmitida na rádio por uma estação de 50 watts. Depois, duas redes de rádios nacionais dos Estados Unidos começaram a transmitir os programas da Radio Bible Class. Rapidamente 600 estações de rádio, em todo o mundo, transmitiam os programas da Radio Bible Class, em 1965, no ano da morte de De Haan.



De Haan esteve envolvido num acidente de automóvel em julho de 1965, onde sofreu ferimentos graves. As complicações de uma doença cardíaca pré-existente impediram a sua recuperação, e ele morreu enquanto descansava em sua casa em 13 de dezembro de 1965.

****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: