… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

segunda-feira, 1 de maio de 2017

1 de maio de 1939 • Theodore H. Epp põe pela primeira vez no ar, o programa de rádio cristão, ‘Back to the Bible’

1 de maio de 1939Theodore H. Epp 

põe pela primeira vez no ar, o programa de rádio cristão, ‘Back to the Bible’

Em abril de 1939, um jovem pregador de Oklahoma aproximou-se dos gestores de duas estações de rádio. Theodore H. Epp mais tarde admitiu que estava com muito medo quando entrou no escritório da estação de rádio de Nebraska, em Lincoln. Não obstante, ele declarou enfaticamente: “Nós sabemos que as vossas transmissões põem no ar tudo o que pessoas querem, exceto que falta algo para o coração.” Ele pedia uma oportunidade para corrigir isso.



Naturalmente, os gerentes queriam saber como o programa seria financiado. Epp na época tinha apenas 65 dólares. O pastor respondeu aos gestores da estação de rádio que o mesmo ‘Parceiro’, que Se havia comprometido a assumir no seu ministério os custos nos últimos 12 anos trataria das despesas de transmissão. O tal “Parceiro”, é claro, era Deus.



Epp quando foi falar com os gestores da estação de rádio tinha ido com a expectativa de comprar um espaço de 30 minutos diários. Em vez disso, foi-lhe oferecido um programa diário de 15 minutos por quatro dólares e meio. Ele aceitou. Neste dia, 1 de maio de 1939, ‘Back to the Bible’ foi para o ar pela primeira vez. Ainda hoje em dia ele é um dos programas veneráveis da rádio cristã, nos Estados Unidos da América.



Os pequenos devocionais de Epp transmitidos na rádio atraíram uma grande audiência o que fez com que mais e mais estações da rádio assinassem contratos com ele para também os transmitirem. Num desses pequenos devocionais, Epp descreveu como Jacob prejudicou o seu testemunho com Esaú fingindo que iria encontrar-se com ele em Seir, quando não tinha nenhuma intenção de fazê-lo. Disse Epp, “Palavras que não são apoiadas por ações levam muitas pessoas para longe do Evangelho. Esta é uma razão pela qual a Igreja perdeu relacionamento no dia a dia com o mundo. Não estamos a ser claros no nosso testemunho e, por meias verdades e timidez não estamos ganhando pessoas para o Senhor, como deveríamos.”



Muitos cristãos notáveis têm-se associado com o programa de rádio ‘Back to the Bible’, incluindo Elisabeth Elliot e Warren Wiersbe.



Na verdade, Warren Wiersbe tornou-se o diretor-geral mais tarde, após a aposentação de Epp, em 1990.



Conquanto duma maneira geral adote a tendência atual do cristianismo fundamentalista e conservador, o programa “Back to the Bible” ao adotar novos de métodos no ministério nas últimas duas décadas, levou a críticas de que ele se vendera ao ecumenismo e à psicologia. Os cristãos conservadores queixaram-se das mudanças na sua orientação teológica e na utilização das modernas traduções bíblicas.



A visão de Theodore H. Epp, no entanto, mantém-se atual. À medida que o século XXI começou, as transmissões de “Back to the Bible” têm sido transmitas em 22 línguas por todo o mundo, e tem continuado a produzir e distribuir material cristão em vários formatos no seu esforço para alcançar o mundo para Cristo.


Notas:


Theodore H. Epp (27 de janeiro de 1907 - 13 outubro de 1985) foi um ministro cristão, escritor, e um evangelista radiofónico. Epp foi o diretor-fundador e o presidente do programa de rádio cristão, ‘Back to the Bible’ entre 1939-1985, ouvido em todo o mundo através de cem estações e em oito em oito idiomas. Epp nasceu em Oraibi, no estado norte-americano do Arizona, filho de russos menonitas emigrantes. Os seus pais foram missionários entre os índios Hopi. Theodore H. Epp foi um homem da Palavra, um homem íntegro.



Elisabeth Elliot (nascida Howard, nasceu em 21 de dezembro de 1926) é uma autora cristã e palestrante. O seu primeiro marido, Jim Elliot, foi morto em 1956 durante a tentativa de estabelecer contato missionário com os Auca (tribo conhecida agora como Huaorani) do leste do Equador. Mais tarde, ela passou dois anos como missionária entre os membros da tribo que mataram o seu marido. Voltando aos Estados Unidos depois de muitos anos na América do Sul, ela tornou-se amplamente conhecida como autora de mais de vinte livros e como palestrante. Elisabeth Elliot tem percorrido os Estados Unidos da América compartilhando o seu conhecimento e experiência cristãs.



Warren W. Wiersbe é um cristão apaixonado por missões, tendo sido pastor da mundialmente famosa Igreja Moody em Chicago. Antes da sua ida para Chicago, ele foi pastor em Covington, Ky., e anteriormente havia trabalhado com a Mocidade para Cristo Internacional, servindo dois anos como editor da revista para jovens da M. P. C., agora denominada Campus Life. Ele serviu dez anos como Diretor Geral e Ensinador da Bíblia no ministério Cristão “Back To the Bible” (De volta para a Bíblia). Warren Wendel Wiersbe é um pastor norte-americano, teólogo, conferencista e um grande escritor de literatura cristã e de trabalhos teológicos. Nascido em 16 de maio de 1929 em East Chicago, Indiana, talvez Wiersbe seja melhor conhecido pela sua série de 50 livros intitulado “BE” (“SER” em inglês): Be Real (Ser Verdadeiro), Be Rich (Ser Rico), Be Obedient (Ser Obediente), Be Mature (Ser Amadurecido), Be Joyful (Ser Contente), entre outros trabalhos teológicos. O Dr. Wiersbe é autor de mais de 80 livros, incluindo a série best-seller “BE”. Ele é conhecido como um “pastor de pastores”, e a sua pregação, escrita e ministério radiofónico têm trazido uma nova compreensão das verdades da “Palavra de Deus” para muitas pessoas em todo o mundo. Ele e a sua esposa, Betty, têm quatro filhos.




****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: