… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quarta-feira, 3 de maio de 2017

3 de maio de 1895 • Cornelius Van Til reaviva o Calvinismo

3 de maio de 1895 Cornelius Van Til 

reaviva o Calvinismo

Cornelius Van Til nascido em Grootegast, na Holanda, neste dia, 3 de maio de 1895, foi um filósofo cristão, apologista pressuposicional e teólogo reformado.



Cornelius foi o sexto de oito filhos de Ite e Klazina Van Til. Em 1905, Kornelis Van Til (grafia holandesa do seu nome) emigrou para os Estados Unidos com os seus pais e irmãos. Ele cresceu ajudando nos trabalhos agrícolas da fazenda da família, em Highland, no Estado de Indiana. Estudou no Calvin Preparatory School, onde se preparou para entrar no seminário, e depois estudou no Calvin Seminary.



Após graduar-se, em 1922 (A.B.), Van Til transferiu-se para o Princeton Seminary, onde se graduou em Theological Bachelor, em 1924. O seu orientador no seminário, C. W. Hodge Jr., era neto de Charles Hodge e o successor de Benjamin B. Warfield.



No Princeton Seminary, Van Til venceu os concursos de artigos estudantis tanto no ano de 1923, em que escreveu sobre o mal teodiceia, como no ano de 1924 em que dissertou sobre a vontade e as suas relações teológicas. Finalmente obteve o título de Th. M. em teologia sistemática em 1925, com a sua dissertação sobre epistemologia reformada. Ainda no mesmo ano casou-se com Rena Klooster. Em 1927, a University of Princeton concedeu-lhe o título de Ph.D. em filosofia por uma dissertação sobre Deus e o absoluto.



Entre 1927 e 1928 pastoreou a igreja de Spring Lake, no Michigan, como pastor da Christian Reformed Church americana, no seu único pastorado. No ano escolar de 1928-1929, leccionou Apologética no Princeton Seminary. De lá demitiu-se em protesto por certas mudanças ideológicas e teológicas impostas pela PCUSA (a quem o Princeton Seminary pertencia), juntamente com três outros professores: Robert Dick Wilson, Oswald T. Allis, e J. Gresham Machen.



Cornelius Van Til foi um dos professores fundadores do Westminster Seminary, em setembro de 1929, onde lecionou Apologética até à sua aposentação, em 1974, onde continuou depois como professor emérito.



Foi, depois, agraciado com o título de professor honorário pela Universidade de Debrecen, Hungria, em 1938; com o título de Th. D. (honoris causa) da Universidade de Potchefstroom, na África do Sul; e com o título de D. D. do Reformed Episcopal Seminary, em Filadélfia.



Foi ainda o editor adjunto do “Philosophia Reformata”, um periódico voltado para a filosofia calvinista.



Filia-se na Orthodox Presbyterian Church em 1936, sendo pastor desta denominação até à sua morte, em 17 de abril de 1987.


Cornelius Van Til, desenvolveu as suas obras, no Westminster Seminary, primeiramente como apontamentos para aulas, depois como sillaby (apostilas) para os alunos, e, por fim, nas suas formas publicadas, tendo publicado 30 obras durante toda a sua vida.



****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: