… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

domingo, 25 de dezembro de 2016

25 de dezembro de 1897 • Nascimento Freire, pioneiro do trabalho missionário em Portugal e em Moçambique



25 de dezembro de 1897 Nascimento Freire, pioneiro do trabalho missionário em Portugal e em Moçambique
O estimado Irmão Nascimento Freire, em provecta idade
Porque nascido em 25 de dezembro de 1897, o seu pai deu-lhe o nome de “Nascimento de Jesus.” Mal saberia seu pai que ele haveria de ter um Novo Nascimento em Jesus. Assim veio a acontecer! Nascimento Jesus Freire converteu-se ao Senhor em tenra idade, foi aluno da Igreja Evangélica das Amoreiras. Liderou algumas classes nesta Igreja, que ainda hoje se congrega na Praça das Amoreiras, 34-36, 1250-020 Lisboa, revelando grande amor pelo trabalho de Deus.

Em 1928, Nascimento Freire casou-se com Gualtina Ferreira Alves Freire, havendo deste feliz e duradoiro matrimónio três filhas: Lídia, Fernanda e Amélia. Nascimento Freire encontrou sempre na sua esposa um modelo de dedicação e apoio.

Nascimento Freire percorreu o vale do rio Vouga, pregando o Evangelho, vendendo Bíblias e levando a Cristo almas preciosas.
Em 1932, Nascimento Freire com a sua família partiu para Moçambique, então Colónia Portuguesa, e lá permaneceu até 1976, trabalhando para o Senhor. Aí constituindo-se um verdadeiro missionário pioneiro, percorreu todo o território moçambicano, pregando o Evangelho a milhares, utilizando os mais diversos itinerários e os mais perigosos meios de transporte, enfrentando as mais arriscadas situações por amor ao Seu Senhor. Difundiu a Bíblia por muitos lugares, sendo seu colportor.

Aí iniciou, com outros “Irmãos”, as primeiras Igrejas Evangélicas Portuguesas em Lourenço Marques, Beira e Vila Pery.

“O Irmão Nascimento Freire ficou no coração dos moçambicanos”, assim o testemunha o Rev. Jonathanes Simango, da Igreja de Cristo Unida em Moçambique. E diz mais:

“Não instituímos nem adoramos santos, mas … testemunhar … deste homem cuja descrição adequada daquilo que ele fez para a nossa Igreja, os dicionários ainda não têm palavras próprias.

Para descrever aquilo que VOVÔ FREIRE fez para a nossa Igreja em particular e para o nosso país em geral, seria necessária uma enciclopédia. Falar da história e da existência da Igreja de Cristo Unida em Moçambique sem mencionar VOVÔ NASCIMENTO DE JESUS FREIRE, seria o mesmo que tentar descrever ou desenhar um homem perfeito sem pescoço.

O nome de NASCIMENTO DE JESUS FREIRE figurou, figura e sempre figurará em LETRA MAIÚSCULA na História da Igreja de Cristo Unida em Moçambique.”

Após 44 anos de profícuo ministério missionário em Moçambique, Nascimento Freire regressou definitivamente a Portugal no ano de 1976, voltando à Igreja de onde partira tantos anos antes, congressa-se de novo na “sua” Igreja Evangélica das Amoreiras, em Lisboa, sendo desde logo Ancião.

Pioneiro do trabalho missionário entre os Cristãos Evangélicos em Portugal e em Moçambique, o “Irmão” Nascimento Freire é, no testemunho, que dele deu no Refrigério n.º 31 (Junho/92) o Rev. Jonathanes Simango, da Igreja de Cristo Unida em Moçambique, “uma fonte de inspiração para o Evangelho no nosso Século”, um precioso exemplo e um testemunho valiosíssimo para as gerações de Cristãos de hoje e de sempre, pelo Seu Amor ao Mestre, pelo seu cuidado e entusiasmo postos na Obra do Senhor, a Quem ele dedicou a plenitude da sua vida.

O “Irmão” Nascimento Freire partiu para junto do seu Senhor no dia, 12 de outubro de 1995, aos 98 anos, quase centagenário. Agora, está no Lar Celestial gozando das delícias junto do Seu Senhor.

****

Fontes Utilizadas:

Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.

Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha



Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: