… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sábado, 14 de janeiro de 2017

14 de janeiro



William MacDonald
Um dia de cada vez
14 de janeiro

“Porque tudo é vosso.” (1Co 3:21, ARC, Pt)

Os santos de Corinto discutiam a respeito de qual dos líderes da igreja era o melhor. Para uns, Paulo era o ideal. Outros faziam de Apolos o seu favorito. E alguns acreditavam que Cefas[i] era superior. Paulo dizia-lhes que era absurdo limitar a sua eleição a um só, quando todos estes homens lhes pertenciam. Em vez de dizer: “Apolos é meu,” deviam dizer: “Paulo, Apolos e Cefas são meus.”



Este é uma mensagem muito oportuna para nós nestes dias. Erramos quando nos convertemos em seguidores exclusivos de Lutero[ii], de Wesley[iii], de Booth[iv], de Darby[v], de Billy Graham[vi] ou de qualquer outro grande dom de Deus para a Igreja. Todos estes homens são nossos e podemos regozijar-nos na medida de luz com que cada um deles nos brinda. Não devemos ser seguidores de um homem somente.



E não só os servos do Senhor são nossos. Também o é o mundo inteiro. Somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Um dia voltaremos e governaremos o mundo com o Senhor Jesus. Enquanto isso, os não convertidos governam o mundo como se lhes pertencesse. Porém, ele não lhes pertence. São unicamente dirigentes que o administram temporalmente até que chegue o dia em que nós tomemos posse dele.



A vida é nossa. Isto não só significa que temos vida; que todos os homens a têm. Quer dizer que temos vida abundante, vida eterna, a própria vida de Cristo. A nossa vida não é vaidade e aflição de espírito. Está cheia de sentido e propósito.



Até a morte é nossa. Já não passaremos o resto da nossa vida sujeitos à escravidão por temor à morte. A morte é agora o mensageiro de Deus que arrebata as nossas almas para as levar ao Céu. Portanto, o morrer é ganho. Além de tudo isto, pertencemos a Cristo, e Cristo pertence a Deus. Quando medito nisto lembro-me do comentário engenhoso de Guy King[vii]: “Que mendigos tão afortunados somos!”




Notas do Tradutor:
[i] O novo nome de Simão dado pelo Senhor Jesus. “E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).” (Jo 1:42, ARC, Pt)
[ii] Martinho Lutero (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um monge agostiniano alemão, teólogo, professor universitário, “Pai do Protestantismo”, e reformista da Igreja Católica, cujas ideias influenciaram a Reforma Protestante e mudaram o curso da Civilização ocidental. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero)
[iii] Wesley, João (Epworth, Inglaterra, 17 de junho de 1703 — Londres, 2 de março de 1791) foi um clérigo  anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do movimento metodista e, ao lado de William Booth, um dos dois maiores avivacionistas da Grã-Bretanha. (fonte: Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Wesley) Embora o autor se refira a João Wesley devo também Carlos Wesley, seu irmão. Wesley, Carlos (1707 - 1788) foi o líder do movimento metodista juntamente com seu irmão mais velho João Wesley. Carlos é mais lembrado pelos muitos hinos que compôs. Milhares saíram da miséria e imoralidade e cantaram a nova fé nas palavras dos hinos de Carlos Wesley. Como resultado de suas composições, a Gospel Music Association estado-unidense, em reconhecimento das suas contribuições para a música gospel, incluiu Carlos Wesley no Hall da Fama da Música Gospel, em 1995.
[iv] William Booth (10 de abril de 1829 - 20 de agosto de 1912) foi um pregador metodista britânico que fundou o Exército da Salvação e tornou-se o primeiro dos general desta instituição (1878-1912). Com fundamentos cristãos e uma estrutura quase militar de governo - excepto pelas armas físicas, o exército da salvação foi fundado em 1865 e se espalhou a partir de Londres, Inglaterra para várias partes do mundo e é conhecido por ser um dos maiores distribuidores de ajuda humanitária.
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Booth)
[v] John Nelson Darby, (18 de novembro de 1800 - 29 de abril  de 1882) foi um evangelista Irlandês, e uma figura de grande influencia entre os Irmãos do Plymouth originais. É considerado o pai do Dispensacionalismo moderno. Realizou uma tradução da Bíblia apoiada nos textos Hebreus e Gregos, chamada As Sagradas Escrituras: Uma Nova Tradução a partir dos Idiomas Originais.
(fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/John_Nelson_Darby)
[vi] Billy Graham (nome completo: William Franklin Graham Jr) é um pregador evangélico norte-americano nascido em 7 de novembro de 1918 em Charlotte, Carolina do Norte. Foi conselheiro espiritual de vários presidentes americanos. Foi ainda o mais proeminente membro da “Convenção Baptista Sulista dos EUA”.
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Billy_Graham)
[vii] Parece que se trata de Guy H. King.
Foi autor de muitos livros, entre eles, estão acessíveis no sítio http://www.baptistbiblebelievers.com/BYAUTHOR/tabid/336/Default.aspx, King, Guy - Crossing the Border: An Expositional Study of Paul's Epistle to the Colossians - © 1957 - New Testament; King, Guy - Fellowship: An Exposition of First John - © 1954 - New Testament; King, Guy - Joy Way: An Exposition of the Epistle of Paul to the Philippians - © 1952 - New Testament, King, Guy - To My Son: An Expositional Study of II Timothy - © 1944 - New Testament
 É referido, ainda no mesmo sítio que pregou o seu último sermão em 30 de setembro de 1956, com base no texto de Números 13:23-33 com o título “Cruzando a Fronteira na Terra Prometida de DEUS” enfatizando o tema da Salvação plena. A sua vinha foi a Christ Church, Beckenham. Entrou na Glória em 1 de outubro 1956. Ainda é referido no mesmo ‘sítio’ do gozo espiritual que muitos encontram nos seus livros, uma fonte de inspiração e direcção no estudo de Bíblia.
É autor da citação “No one is a firmer believer in the power of prayer than the devil; not that he practices it, but he suffers from it.” que livremente traduzo “Ninguém é um crente mais firme no poder da oração que o diabo; Não que ele a pratique, pois ele sofre as consequências dela.
Fontes:
http://www.baptistbiblebelievers.com/NTStudies/EpistleofPaultotheColossiansbyGuyKing/tabid/193/Default.aspx
http://www.famousquotesandauthors.com/popular_authors.html
http://www.baptistbiblebelievers.com/BYAUTHOR/tabid/336/Default.aspx

Notas e Tradução de Carlos António da Rocha

****

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: