… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

30 de janeiro

Oswald Chambers
My Utmost for His Highest


30 de janeiro O DILEMA DA OBEDIÊNCIA

Porém temia Samuel de relatar esta visão a Eli.” (1Sm 3:15, ARC, Pt)

Deus nunca nos fala em modos impressionantes e dramáticos, mas sim em modos que facilmente podemos interpretar mal. Então dizemos: “Pergunto-me se essa é a voz de Deus?” Is disse que o Senhor lhe falou “com mão forte”, quer dizer, pela pressão das suas circunstâncias (Is 8:11). Sem a mão soberana do próprio Deus, nada afeta as nossas vidas. Podemos discernir a Sua mão obrando, ou percebemos as circunstâncias como simples acontecimentos?

Forma o hábito de dizeres: “Fala, Senhor”, e a vida se tornará uma história de amor (1 Samuel 3:9). Cada vez que as circunstâncias te apressem, diz: “Fala, SENHOR” e toma tempo para escutar. A disciplina é mais do que um meio de correção e ela tem o propósito de me levar ao ponto em que diga: “Fala, Jeová.” Traz à tua memória uma ocasião quando Deus te tenha falado. Recordas o que Ele te disse? Foi Lc 11:13, ou foi 1Ts 5:23? À medida que escutamos, os nossos ouvidos tornam-se mais sensíveis, e como Jesus, escutaremos a Deus todo o tempo.

Devo dizer ao meu “Eli” o que o Senhor me tem manifestado? Aqui é onde surge o dilema da obediência. Nós desobedecemos a Deus quando assumimos o rol aficionado das providências divinas e pensamos: «devo proteger a ‘Elí’», o qual representa as melhores pessoas que conhecemos. Deus não disse a Samuel que contasse a Eli; ele teve que dizê-lo por sua conta. A mensagem de Deus para ti poderia ferir o teu ‘Eli’ mas tratar de impedir o sofrimento na vida de outra pessoa resulta ser um obstáculo entre a tua alma e Deus. Se evitas que a alguém lhe cortem a sua mão direita ou lhe tirem o seu olho direito, é por tua conta e risco (ver Mt 5:29-30).

Nunca peças o conselho de alguém acerca de algo sobre o qual Deus te faça tomar uma decisão diante dEle. Se pedes conselho, quase sempre terminarás envolvendo-te com Satanás. “... não consultei a carne nem o sangue” (Gl 1:16).




Tradução de Carlos António da Rocha

****

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: