… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

16 de janeiro



Aos Pés Do Mestre
(At the Master’s feet),
Compilado por Audie G. Lewis
das obras de
C. H. Spurgeon
16 de janeiroDEUS É SOBERANO

“Depois disto, o Senhor respondeu a Job, de um redomoinho, e disse: Quem é este que escurece o conselho, com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu responde-me. Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.” (Jb 38:1-4, ARC, Pt)

O Deus das Escrituras é um Deus soberano; isto é, Ele é um Deus que tem absoluta autoridade e absoluto poder para fazer exatamente o que Lhe agrada. Por cima da cabeça de Deus não há lei; sobre o Seu braço não há necessidade, Ele não conhece outra regra que não seja a Sua própria vontade livre e poderosa. E ainda que Ele não pode ser injusto e não pode fazer nada que não seja bom, não obstante, a Sua natureza é absolutamente livre, visto que a bondade é a liberdade da natureza de Deus. Deus não pode ser controlado pela vontade do homem, nem pelos desejos de homem, nem pelo destino, no qual os supersticiosos crêem; Ele é Deus, faz o que quer nos exércitos do céu e neste mundo inferior.



Ele também é um Deus, que não dá conta dos Seus assuntos; Ele faz as Suas criaturas como quer fazê-las, e faz com elas como Ele quer. E se alguma delas se ressente dos Seus atos, Ele diz-lhes: “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para, da mesma massa, fazer um vaso para honra e outro para desonra?” (Rm 9:20-21 ARC, Pt). Deus é bom; mas Deus é soberano, absoluto, não há nada que possa controlá-Lo. A monarquia deste mundo não é uma monarquia constitucional nem limitada; ela não é tirânica, mas ela está absolutamente nas mãos de um Deus todo sábio.



A Bíblia, do princípio ao fim, num ano: Gn 5-8

Tradução de Carlos António da Rocha

****

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: