… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quarta-feira, 21 de junho de 2017

21 de junho


William MacDonald
Um dia de cada vez
21 de junho

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela” (Ef 5:25, ARC, Pt)

O que é o que uma esposa cristã deseja achar no seu marido? A sua prioridade deve ser quanto à sua vida espiritual, e não à sua aparência física.

É um homem de Deus que primeiro busca o reino de Deus e a sua justiça. O seu objetivo é servir ao Senhor e mostrar-se ativo na assembleia local. No seu lar cultiva e mantém um altar familiar. É o exemplo dos crentes, e sabe tomar o seu lugar como cabeça do lar, sem converter-se num tirano.

Ama a sua esposa, e demonstra-o na liderança do seu lar. Deste modo ganha a sua sujeição, sem ter de exigi-la. Respeita-a sempre, e em toda a ocasião a trata com cortesia e consideração. É fiel, compreensivo, paciente, amável, solícito, respeitador e alegre.

O marido ideal é bom provedor, diligente nos negócios, se bem que o dinheiro não é o mais importante na sua vida. Não é avaro nem ambicioso.

Ama os seus filhos, educa-os na disciplina e correção do Senhor, passa tempo e planeia atividades com eles, dá-lhes sempre bom exemplo e atende a cada um em particular.

É amante da hospitalidade. A sua casa está aberta aos servos do Senhor, a todos os cristãos e aos não convertidos.

Mantém uma boa comunicação com a sua esposa e família. Entende e aceita as suas limitações e pode rir-se amavelmente quando comete erros. Compartilha com eles o social e o intelectual. Quando comete uma falha, é presto para admitir o seu erro e desculpar-se. Está aberto às sugestões da família. É desejável que ele saiba tratar a família quando a sua esposa esteja doente.

Outras características que o fazem atrativo são a sua pulcritude e o seu arranjo pessoal. Além disso, é desinteressado, honesto, gentil, confiável, leal, generoso e agradecido. Tem um bom senso de humor e não é lamuriento nem rabugento.

São poucos os homens que encarnam todas estas virtudes e seria pouco realista esperar que todas estejam presentes. Sem embargo, uma esposa deveria estar agradecida pelas qualidades que encontra no seu marido e deveria ajudá-lo amorosamente a desenvolver as qualidades que ele ainda não tem.

Tradução de Carlos António da Rocha

****

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: