… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

terça-feira, 6 de junho de 2017

6 de junho

William MacDonald
Um dia de cada vez
6 de junho

“Porventura não encho Eu os Céus e a Terra? Diz o SENHOR.” (Jr 23:24, ARC, Pt)

Quando falamos da omnipresença de Deus, queremos dar a entender que está presente em todas partes ao mesmo tempo. Um puritano chamado John Arrowsmith contava de um filósofo pagão que uma vez perguntou: "Onde está Deus?" ao que o cristão respondeu: "Deixa que te pergunte primeiro: ‘Onde não está?’"

Um ateu escreveu numa parede: "Deus não está." Foi um menino e, tirando a palavra do meio, fez que se lesse: "Deus está."

Estamos em dívida com David por uma passagem admirável que escreveu sobre a omnipresença de Deus: “Para onde me irei do Teu espírito, ou para onde fugirei da Tua face? Se subir ao céu, lá Tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que Tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a Tua mão me guiará e a Tua destra me susterá.” (Sl 139:7-10)

Quando falamos da omnipresença, temos de tomar cuidado para a não confundir com o panteísmo. Em resumo, o panteísmo ensina que tudo é Deus. Em alguma das suas formas os homens adoram as árvores, os rios ou as forças da natureza. O verdadeiro Deus controla o universo e enche-o, mas está separado dele e é maior que ele.

Que influência prática tem a verdade da omnipresença de Deus na vida de Seu povo?

Nisto há algo que nos recorda, com solenidade, que Deus é inevitável: não nos podemos esconder dEle.

Há um indizível consolo ao sabermos que Deus está sempre com os Seus. Jamais nos desampara. Nunca estamos sós.

Não obstante, também há um desafio! Já que Ele está sempre connosco, devemos caminhar em santidade e separar-nos do mundo.

Prometeu a Sua presença de uma maneira especial quando dois ou três se reunissem em Seu Nome: Ele está lá no meio! Isto deve inspirar uma profunda reverência e solenidade nas reuniões dos santos.


Tradução de Carlos António da Rocha

****

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: