… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sábado, 22 de julho de 2017

22 de julho


C. H. Spurgeon
Livro de Cheques do Banco da Fé
22 de julho

“E desposar-te-ei Comigo para sempre; desposar-te-ei Comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. E desposar-te-ei Comigo em fidelidade, e conhecerás ao SENHOR.” (Os 2:19-20, ARC, Pt)

Desposados com o SENHOR! Que honra e que gozo! Minha alma, Jesus é de facto teu pelos Seus próprios condescendentes esponsais? Então, observa, é para sempre. Ele jamais romperá o Seu ajuste de casamento e muito menos intentará divórcio contra uma alma unida a Ele em contrato de casamento.

Três vezes o SENHOR diz “desposar-te-ei Comigo”. Que palavras Ele amontoa[1] para anunciar os esponsais! A justiça intervém para legalizar o pacto[2]; nada pode proibir as bodas[3]. O juízo sanciona a aliança com o seu decreto: ninguém pode ver loucura ou erro nas bodas. A misericórdia[4] garante que esta é uma união de amor, porquanto sem amor os esponsais são uma escravidão e não uma bênção. Entretanto, a misericórdia sorri, e ainda canta; sim, multiplica-se a si mesma, convertendo-se em “misericórdias”, por causa da graça abundante desta santa união.

A fidelidade é o escrivão e regista o casamento e o Espírito Santo diz “Ámen” a isso, enquanto promete ensinar ao coração desposado todo o conhecimento sagrado necessário para o seu elevado destino. Que promessa!




[1] He heaps (lit.) amontoar, juntar, acumular, ...(Ele multiplica)

[2] Righteousness comes in to make the covenant legal (lit.) A justiça entra para fazer o pacto legal

[3] none can forbid these lawful bans (lit.) nada pode proibir esse contrato lícito


[4] Lovingkindness (lit.) bondade, bondade de alma, benignidade

Tradução de Carlos António da Rocha

****

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: