… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

6 de outubro


Oswald Chambers 
My Utmost for His Highest
6 de outubro A NATUREZA DA REGENERAÇÃO

“Quando aprouve a Deus… revelar o Seu Filho em mim…” (Gl 1:15-16, ARC, Pt)

Se Jesus Cristo me vai regenerar, qual é o problema que Ele enfrenta? É simplesmente este— eu tenho uma hereditariedade da qual eu não tenho nada a dizer ou a decidir; eu não sou santo, nem é provável que o venha a ser; e, se tudo o que Jesus Cristo tem para me dizer é que eu tenho de santo, o Seu preceito só me causa desespero. Porém, se Jesus Cristo é verdadeiramente um regenerador, alguém que pode colocar dentro de mim a Sua própria herança de santidade, então eu começo a ver o que Ele quer dizer quando diz que eu tenho de ser santo. A redenção significa que Jesus Cristo pode colocar dentro de qualquer pessoa a natureza hereditária que estava nEle, e todos os padrões [de conduta] que Ele nos dá são baseados nessa natureza— o Seu ensino é para ser aplicado à vida que Ele coloca dentro de nós. A ação apropriada da minha parte é simplesmente concordar com o veredito de Deus sobre o pecado como julgado na Cruz de Cristo.

O ensino do Novo Testamento sobre a regeneração é que quando uma pessoa é tocada pela consciência da sua necessidade, Deus colocará o Espírito Santo no seu espírito, e o seu espírito pessoal será estimulado pelo Espírito do Filho de Deus “ ... Até que Cristo seja formado em vós” (G 4:19, ARC, Pt). O milagre moral da redenção é que Deus pode colocar uma nova natureza dentro de mim por meio da qual eu posso viver uma vida completamente nova. Quando eu finalmente atinjo o limite da minha necessidade e reconheço as minhas próprias limitações, então Jesus diz: “Bem-aventurados sois vós ...” (Mt 5:11, ARC, Pt). Contudo, eu tenho de chegar a esse ponto. Deus não pode colocar em mim, um ser com responsabilidade moral, a natureza que estava em Jesus Cristo, a menos que eu tenha conhecimento da minha necessidade dela.

Assim como a natureza do pecado entrou na raça humana por um homem, assim também o Espírito Santo entrou na raça humana por um outro homem (ver Rm 5:12-19, Pt). E a redenção significa que eu posso ser libertado da herança de pecado, e que meio de Jesus Cristo, eu posso receber uma herança pura e imaculada, isto é, o Espírito Santo.



Tradução de Carlos António da Rocha

****

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.
.

Sem comentários: