… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

domingo, 15 de janeiro de 2017

15 de janeiro de 1591 • O impacto duradouro de Alexandre de Rhodes sobre o cristianismo no Vietname


15 de janeiro de 1591  O impacto duradouro de Alexandre de Rhodes  

sobre o cristianismo no Vietname

O Padre Alexandre de Rhodes nasceu em Avinhão, que é na França, em 15 de janeiro de 1591 e morreria em Isfahan, na Pérsia (atual Irão), em 5 de novembro de 1660. Foi um missionário jesuíta francês e lexicógrafo que teve um impacto duradouro sobre o cristianismo no Vietname. Ele foi o autor do Dictionarium Annamiticum Lusitanum et Latinum , o primeiro dicionário trilingue: latim-português-vietnamita, publicado em Roma, em 1651

Em 14 de abril de 1612 Alexandre de Rhodes ingressa na Companhia do Jesus em Roma, onde estuda teologia e ciências naturais com Cristoforo Clavius e outros professores. Em 1618 empreende sua primeira viagem missionária ao Japão, mas primeiro passa três anos na antiga colónia portuguesa da Índia, Goa. Em 1623 chega a Macão, também antigo território português, na China. Aí inteira-se de que as condições para os missionários no Japão tinham piorado notoriamente, pelo qual se dirige à Indochinesa. Permanece desde 1624 na Cochinchina, e em 1627 mudad-se para Tonkin, onde existia uma missão jesuítica em Hanoi desde 1615. Ali estudou com outro jesuíta, Francisco de Pina. Manteve uma estreita relação com a corte de Hanoi sob os reinados do rei Trinh Tung e do rei Trinh Trang. Mas em 1630 cai em desgraça aos olhos do regente Nguyen Phuc Lan, que o condena a morte. Assim Alexandre de Rhodes escapou para Macão e onde esteve 10 anos ensinando teologia. Em 1640 regressa à Cochinchina, onde se dedica a atividades missionárias. Entre 1645 e 1649 viaja por Java, Índia, Pérsia, Armênia e Anatólia, regressando a Roma. Aí recomenda a reforma da administração eclesiástica católica na Ásia oriental, em particular o estabelecimento de bispados autónomos de Portugal, que logo serão chamados vigários apostólicos. Alexandre de Rhodes foi apoiado por François Pallu e Pierre Lambert da Motte, os primeiros membros da Sociedade de Missões Estrangeiras de Paris, que foram enviados ao Extremo Oriente como vigários apostólicos.

Em 1655 Alexandre de Rhodes é enviado à Pérsia (atual Irão), onde permanece até ao seu falecimento, em Isfahan, 5 de novembro de 1660.

A sua obra mais importante foi o desenvolvimento do alfabeto vietnamita, conhecido popularmente como Quốc Ngữ, apoiado no alfabeto latino, apoiando-se no trabalho prévio dos missionários católicos portugueses Gaspar do Amaral e António de Barbosa e a publicação de um dicionário latim-português-vietnamita.

****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: