… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

12 de janeiro de 1862 . É organizada há 153 anos a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro!



 12 de janeiro de 1863 É organizada há 153 anos a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro!

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
 
Como ainda acontece até hoje, um dos principais objetivos dos primeiros missionários norte-americanos e dos pastores brasileiros e portugueses foi conseguir conversos e plantar igrejas. No início, o processo de organização das igrejas era bastante simples e informal. Com frequência, a igreja era considerada organizada quando se recebiam os primeiros membros por profissão de fé e batismo. Foi o caso da igreja-mãe do presbiterianismo brasileiro, a Igreja do Rio de Janeiro. Neste dia, 12 de janeiro de 1862, o Rev. Ashbel G. Simonton (1833-1867) recebeu dois homens por profissão de fé, um americano e um brasileiro, e escreveu no seu Diário: "Assim, organizamo-nos em igreja de Cristo no Brasil." Só mais tarde foram eleitos os primeiros oficiais. Com o tempo, passou a existir uma diferença entre fundação e organização. A primeira era a ocasião do recebimento dos primeiros membros e a segunda o estabelecimento formal da igreja, com a eleição dos primeiros oficiais.
Assim, faz hoje precisamente 153 anos que Brasil, no dia 12 de janeiro de 1862 se procedeu à organização da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro com a presença do Rev. Francis Joseph Christopher Schneider (1832-1910), um alemão, que tinha chegado ao Brasil no dia 7 de dezembro do ano anterior, para trabalhar entre os imigrantes alemães e com a presença do Rev. Alexander Latimer Blackford (1829-1890) que estava em viagem por Minas Gerais, Juiz de Fora, Barbacena e São João del Rei, sendo de seguida celebrada também naquela ocasião a primeira celebração da Ceia do Senhor.
Houve nesse dia as seguintes profissões de fé: a do norte-americano, Henry E. Milford, agente da Singer no Brasil, e a de Camilo Cardoso de Jesus, um crente português, que foi o primeiro diácono da Igreja, e que foi batizado naquela ocasião. 
Posteriormente, houve também outros membros da Igreja que eram crentes de outras nações. 
Por curiosidade refira-se que primeiro crente brasileiro a professar a fé na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro foi Serafim Pinto Ribeiro em 22 de junho de 1862, de vinte anos e de profissão carpinteiro.
A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro (também conhecida como Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro) é uma igreja do Presbitério Rio de Janeiro, concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Então fica o registo: a organização da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro data de 12 de janeiro de 1862, havendo sido os seus primeiros pastores o Rev. Ashbel Green Simonton e o Rev. Alexander Blackford.


****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: