… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sábado, 29 de julho de 2017

29 de julho

Aos Pés Do Mestre
(At the Master’s feet),
Compilado por Audie G. Lewis
das obras de
C. H. Spurgeon

29 de julho DESTINO E ELEIÇÃO


Em amor nos predestinou para filhos de adoção, por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si, no Amado.”  (Ef 1:4-6, ARC, Pt)

Está claro que a vontade divina se cumprirá e ao mesmo tempo que os homens têm livre-arbítrio. “Não entendo isso”, diz alguém. Meu querido amigo, eu devo dizer o mesmo: tampouco o entendo. Conheci muitos que pensavam que tudo entendiam, mas creio que tinham uma opinião de si mesmos mais elevada do que a verdade aconselhava. Alguns dos meus irmãos negam o livre-arbítrio e assim terminam com o assunto; outros afirmam que não há predestinação e resolvem o problema. Já que eu não desejo terminar com o problema e não desejo obviar alguma parte da verdade creio que ambos, a predestinação e o livre-arbítrio, são factos. Como podem eles concordar, não sei nem me interessa, estou satisfeito sabendo o que Deus escolheu revelar-me e, da mesma forma, contente com o que não me revela. Aí vai: o homem tem livre-arbítrio no que faz, é responsável pelas suas ações, e culpado quando faz o mal; também será castigado com justiça e se se perde, a culpa será somente dele. Porém há Um que rege sobre tudo e que, sem fazer-Se cúmplice do pecado, faz possível que inclusive as ações dos homens malvados sirvam aos Seus propósitos justos e santos. Crê estas duas verdades e verás como concordam na vida diária, apesar de não seres capaz de desenhar uma teoria num papel para mostrar como se harmonizam.



Através da Bíblia num ano: Jb 1-4


 Tradução de Carlos António da Rocha

****

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: