… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

13 de outubro de 1832 . Samuel Morse inventa o telégrafo elétrico


13 de outubro de 1832 Samuel Morse
 inventa o telégrafo elétrico

É a 13 de outubro de 1832 no vaso que o que traz de volta para os Estados Unidos que o norte-americano Samuel Morse concebe a ideia de um sistema de transmissão elétrica de mensagens. Contudo, isso vai demorar-lhe,
– 5 anos para desenvolver e concretizar a sua ideia,
– 8 anos para registar a patente,
– 12 anos para instalar a primeira linha a funcionar.

E é assim que a 24 de maio de 1844, foi o primeiro telegrama público transmitido numa distância de 600 km entre Washington e Baltimore! Um evento histórico da maior importância! Pela primeira vez na história, a comunicação foi quase instantânea.

A mensagem enviada tinha sido escolhida ...da Bíblia! Samuel Morse tinha pedido, de facto, à filha de um amigo, a Annie Ellsworth, que selecciona-se a mensagem. Ela escolheu um versículo da Bíblia, Números 23:23, “What hath God wrought ...” (“O que Deus tem feito!” ou “Que coisas Deus tem feito!”)

Na Bíblia, na Nova Versão Internacional, contudo, encontra-se esta tradução: “Não há nenhuma adivinhação em Jacob, nem magia em Israel; no seu tempo, dir-se-á a Jacob e a Israel que é a ação de Deus.”


****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: