… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

domingo, 30 de outubro de 2016

30 de outubro de 1501 • Banquete das Castanhas

30 de outubro de 1501 Banquete das Castanhas

Na noite deste dia, 30 de outubro de 1501, acontece no Palácio Apostólico, promovido por Cesare Bórgia (na imagem), filho (ilegítimo) do Papa Alexandre VI, o Banquete ou Ballet das Castanhas. O próprio Papa assiste ao espectáculo! Cinquenta rameiras estavam presentes para o entretenimento dos convidados do banquete, os altos dignatários da Igreja. Depois de tomada refeição, espalham castanhas pelo chão e, de gatas, as prostitutas apanham-nas. E de seguida, as roupas das meretrizes são leiloadas e as prostitutas e os convidados dançam nus. Segue-se uma orgia.

Este episódio contribui, e de que maneira, para acentuar a má fama dos Bórgia e ainda mais para evidenciar a necessidade urgente de Reforma no papado e na Igreja de então. 


“Pois o que essa gente faz às escondidas é de tal ordem que até dá vergonha falar nisso.” (Efésios 5:12, A Bíblia para todos, Edição Interconfessional)


****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: