… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quinta-feira, 11 de maio de 2017

11 de maio de 1928 • Irmão André, “O Contrabandista de Deus”



11 de maio de 1928 Irmão André, “O Contrabandista de Deus”
Irmão André em 2007 (Da Wikipédia)

Anne van der Bijl nasceu em Sint Pancras, nos Países Baixos, neste dia, 11 de maio de 1928. O seu pai era um pobre ferreiro que sofria de surdez e a mãe era uma notável Cristã. Era o quarto filho desta família.



Quando jovem, Anne van der Bijl foi um soldado holandês implacável e ousado. Ao cair numa emboscada, durante a Guerra de Independência da Indonésia, levou um tiro no tornozelo e sofreu um grave stresse emocional. Durante o tempo em que se recuperava na enfermaria, começou a ler a Bíblia, entregou a sua vida a Cristo e comprometeu-se, fazendo a seguinte oração: “Senhor, se me mostrares o caminho, eu segui-lo-ei. Ámen.”



Daquele dia em diante, o jovem soldado decidiu estudar numa agência missionária na Escócia. Ouviu de muitos professores que aquele lugar não era para ele, mas mesmo assim não desistiu. No fim do curso, em 1955, foi convidado a participar dum Festival da Juventude Comunista, na Polónia.



Durante o festival, Anne viu algo que não esperava. Encontrou Cristãos que sofriam muito sob o regime comunista. Aí, ele descobriu que muitos que professavam a sua fé viviam em segredo e precisavam desesperadamente de Bíblias editadas na sua língua. E foi aí que Anne ficou conhecido como Irmão André, a partir da chamada de Deus que ele sentiu no seu coração, seguido das palavras de Apocalipse 3:2: “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer.



A distribuição de Bíblias feita pelo Irmão André àqueles Cristãos marcou o humilde começo da Missão Portas Abertas. Hoje, esta organização atua em mais de 60 países e tem a visão de fortalecer a Igreja Perseguida e apoiar os Cristãos locais que vivem em territórios hostis, para que eles possam continuar a propagar o evangelho ao maior número possível de pessoas ao seu redor.



Anne van der Bijl é conhecido nos países lusófonos como Irmão André e em inglês como Brother Andrew. É um missionário Cristão famoso por realizar o contrabando de bíblias para os países comunistas no auge da Guerra Fria, cujo feito lhe rendeu o apelido de “Contrabandista de Deus”.



O Irmão André é o fundador da Missão Portas Abertas, organização sem fins lucrativos, cuja missão é servir os Cristãos perseguidos, onde quer que estejam. O sítio em português é: http://www.portasabertas.org.br



É autor do livro “O Contrabandista de Deus”, onde ele narra a sua chamada para o ministério de serviço aos crentes dos países da Cortina de Ferro. Nele relata o “contrabando de Bíblias” que depois ele oferecia aos Cristãos daqueles países comunistas que não possuíam este livro sagrado. Relembro que naqueles países não editavam Bíblias e pela sua raridade elas eram vendidas a peso de ouro. O Irmão André levava Bíblias dissimuladas para esses países com perigo da sua vida. Nada ganhava materialmente com a introdução das Bíblias a não ser o amor e a gratidão dos Irmãos.



Como não há informações em contrário, penso que este Irmão está ainda ativo apesar dos 87 anos!


****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.


Sem comentários: