… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

26 de janeiro de 1800 • Johann Oncken, um ilustre cristão desconhecido!


26 de janeiro de 1800 Johann Oncken,
  um ilustre cristão desconhecido!


Milhares de crentes alemães viraram-se para a salvação pela fé somente, por meio do ministério de Johann Gerhard Oncken. Oncken nasceu na Alemanha neste dia, 26 de janeiro de 1800, mas quando era jovem foi para a Inglaterra onde aceitou a Cristo como seu Salvador. O seu fervor por ver as pessoas salvas levou-o a voltar para a Alemanha como missionário da Sociedade Britânica Continental (British Continental Society) em 1823.

Oncken foi conhecido pelas suas fortes convicções, pela sua visão sobre a Palavra de Deus, e pelas suas habilidades de oratória. Por causa da pregação de João Oncken, muitos foram convertidos, e um poderoso despertar espiritual varreu a Alemanha.

Através do estudo fiel da Bíblia, Oncken concluiu que o batismo era por imersão e somente para os crentes. Após isso, Oncken foi batizado por imersão pelo Reverendo Barnas Sears em 1834. Oncken e seis outros Cristãos que foram batizados nessa época constituíram a primeira Igreja Batista alemã moderna, com Oncken como pastor.

Como é frequentemente o caso quando alguém escolhe fazer o bem, a perseguição começou. O clero na Alemanha, a polícia, e outros se esforçaram para destruir esta jovem igreja batista. Oncken, que tinha um espírito de amor e de firme determinação, recusou-se a ser silenciado.

A piedade, a coragem, o espírito incansável, e a capacidade de organizar de Oncken ajudaram-no a orientar a “sua” igreja. As Igrejas em toda a Alemanha olhavam para ele como líder e respeitavam as suas opiniões. A 2 de janeiro de 1884, Oncken foi para o Lar para estar com o Senhor, aos 84 anos. Por causa do seu impacto na Europa, Oncken foi chamado o “Pai dos batistas continentais”, o “Pai dos batistas alemães” e o “Apóstolo dos batistas europeus”. J. G. Oncken ajudou a dirigir e a guiar o crescimento dos batistas em toda a Alemanha e em grande parte da Europa durante meio século.



****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: