… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sábado, 17 de abril de 2010

Textos - Os Pais da Igreja

 «Regozijai-vos; permanecei na alegria porque a vossa recompensa será grande», por João Crisóstomo (349 - 14 de Setembro de 407)

Homilia sobre a Segunda Carta aos Coríntios

Só os cristãos estimam as coisas pelo seu verdadeiro valor, e não têm os mesmos motivos para se regozijarem e para se entristecerem que o resto dos homens. À vista de um atleta ferido, levando na cabeça a coroa de vencedor, quem nunca praticou nenhum desporto considera somente as feridas que fazem sofrer aquele homem; não imagina a felicidade que lhe proporciona a sua recompensa. Assim fazem as pessoas de quem falamos. Eles sabem que nós sofremos as provas, mas ignoram porque as suportamos. Eles só consideram os nossos sofrimentos. Vêem as lutas nas quais estamos envolvidos e os perigos que nos ameaçam. Mas as recompensas e as coroas permanecem-lhes ocultas, não menos que a razão dos nossos combates. Como afirma S. Paulo: “Crêem-nos como nada tendo, e nós possuímos tudo” (2 Co 6,10) ...

Por causa dos que nos olham, quando submetidos à prova por causa de Cristo, suportemo-la corajosamente, mais ainda, com alegria. Se jejuamos, espelhemos a alegria, como se estivéssemos nas delícias. Se nos ultrajam, dancemos alegremente como se estivéssemos cumulados de elogios. Se sofremos um mal, consideremo-lo como um ganho. Se nos dão uma prova, persuadamo-los de que a recebemos ... Antes de tudo, lembra-te que combates pelo Senhor Jesus. Então tu entrarás de boa vontade na luta e tu viverás sempre na alegria, porque nada nos torna mais felizes que uma boa consciência.

http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/pais_da_igreja/s_joao_crisostomo_antologia.html

Sem comentários: