… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

31 de Dezembro de 2009 • CASA DA ÉPOCA DE JESUS DESCOBERTA PERTO DA IGREJA DA ANUNCIAÇÃO, EM NAZARÉ, ISRAEL




Nazaré, Israel - Durante uma escavação arqueológica pela Autoridade de Antiguidades de Israel, perto da Igreja da Anunciação, foram descobertos os restos de uma habitação datada da época de Jesus, a primeira descoberta, do género, desde sempre.

Segundo Yardenna Alexander, IAA diretor da escavação: "A descoberta é de extrema importância, uma vez que revela pela primeira vez uma casa da aldeia judaica de Nazaré e, assim, lança luz sobre o modo de vida na época de Jesus. O edifício que nós encontramos é pequeno e modesto, sendo o modelo mais provável e típico das habitações em Nazaré, no mesmo período. Das poucas fontes escritas que existem, sabemos que no primeiro século D. C., Nazaré era uma pequena aldeia judaica, localizada dentro de um vale. Até agora, um número de túmulos da época de Jesus foi encontrado em Nazaré, no entanto, permanece sem solução, pois tinham  sido [anteriormente] descobestos e que são atribuídas a este período ".


A habitação, composta de dois quartos e um pátio no qual havia uma pedra talhada de cisterna em que a água da chuva era recolhida. Foram recuperados alguns artefactos no interior do edifício, incluindo fragmentos de vasos de cerâmica da época romana ou de épocas anteriores (do primeiro e do segundo séculos D. C.). Além disso, vários fragmentos de vasos de giz foram encontrados - os vasos eram apenas utilizados pelos judeus durante esse período porque eles não não podiam tornar-se ritualmente impuros.


Também foi encontrado na escavação, um grande muro largo que data do período mameluco (do décimo quinto século D. C.). O muro foi construído em cima de um antigo prédio e utilizaram as suas paredes como suporte.



2 comentários:

Armando Marcos disse...

Oi Carlos! quem 2010 seja um grande ano, abençoado por Deus na Graça de Jesus Cristo, que o Evangelho possa ser nais propagado, e que a Luz do Rosto de Deus brilhe sobre nós mais e mais, e nossas familias e amigos!
Abraços
Armando

Carlos António da Rocha disse...

Ámem! e Ámem!

Muito obrigado!
O meu caríssimo Irmão disse tudo!

Um abraço,
Carlos.