… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

segunda-feira, 22 de maio de 2017

A igreja no meio do deserto (Ct 8:5-7)




R. M. McCheyne

A igreja no meio do deserto (Ct 8:5-7)

Sermão 7


 “Quem é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.” (Ct 8:5-7, ARC, Pt)


Este texto leva-nos à própria presença do Redentor e de uma alma crente, e permite-nos escutar a sua conversação.

I. A POSIÇÃO DA IGREJA

1. No deserto. - Para um filho de Deus este mundo é um deserto. Primeiramente, por tudo quanto se acha nele. Não há aqui, na Terra, nada permanente; o dinheiro parece escapar-nos, os amigos morrem. Tudo, tudo é como a erva, e se algumas coisas são mais bonitas ou têm maior atractivo que outras, sem embargo, são apenas como a flor da erva, algo mais ornamentadas, mas destinadas a passar-se muito em breve. Quase sempre o consolo deste mundo é semelhante à aboboreira de Jonas: cresce sobre a sua cabeça oferecendo-lhe a sua sombra para o livrar das suas aflições. Assim Jonas teve muito contentamento com a sua aboboreira. Mas Deus preparou um verme e quando o Sol saiu no dia seguinte secou a aboboreira. Do mesmo modo, muitos consolos e alegrias humanos crescem sobre as nossas cabeças dando-nos a sua sombra e alegramo-nos com a nossa aboboreira; mas Deus prepara um verme que a seca, e perecem tais consolos. Aqui não temos cidade permanente, procuramos aquela que há-de vir. Este mundo é-nos um deserto. “Levantai-vos, e ide-vos, porque este não é lugar de descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme.” (Mic 2:10
, ARC, Pt) Um cristão experiente olha todas as coisas daqui como coisas perecíveis, “porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (2Co 4:18, ARC, Pt) Em segundo lugar, porque tudo aqui se acha manchado pelo pecado. Até a própria natureza (bosques, campos, etc.) está manchada pelo pecado. Os cardos e os espinhos falam-nos de uma Terra amaldiçoada. Sobre tudo vemos isto quando olhamos às inumeráveis multidões de ímpios.

“Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” (1Jo 5:19
, ARC, Pt) O mundo não conhece o cristão e não o ama. Ainda que vós, cristãos, ameis o outro e estejais dispostos a oferecer os vossos corpos para que eles passem por cima de vós até glória e à salvação, mesmo assim eles não vos ouvirão. E, sobre tudo, o pecado que se aninha no nosso próprio coração nos humilha e faz-nos cair sob a sua pesada carga, fazendo-nos sentir que este mundo realmente é um vale de lágrimas. Ah! menosprezadores, se não tivéssemos corpo de pecado, que doce esperança e que gloriosa experiência a nossa! Cantaríamos como o fazem os pássaros na Primavera!

2. Saindo dele. - Os não convertidos andam pelo deserto e nele perecerão. Por outro lado, todo o cristão está saindo dele. Os dias de repouso, os domingos, são como os reservatórios de água que guiam e que nos assinalam o caminho, ou melhor, são como os poços a que nos acostumamos a ir, em cada tarde. Todo verdadeiro crente progride. Se a ovelha estiver sobre as costas do pastor, sempre se dirige para o redil. Por causa de alguma ovelha o pastor haverá de dar inúmeros passos. Queridos cristãos, deveis estar avançando sempre, aproximando-vos mais a Canaan, e maturando mais para a glória.

No Sul da Rússia, o país tem numerosas planícies, formadas de estepes aos socalcos. Queridos amigos, deveis alcançar uma mais alta posição; deveis dar um passo mais cada dia e subir um degrau mais, em cada dia do Senhor.

Durante uma viagem jamais vos ocorreu construir uma casa num deserto. Assim, queridos amigos, não deveis fazer para vós um lugar de descanso aqui; estamos de viagem. Pelo contrário, todos os vossos bens deveis levá-los na viagem.

3. Vem encostada ao seu amado. - É notável observar que não há aqui ninguém mais, em todo o deserto, senão apenas a esposa e o seu  amado. A esposa não aparece apoiando-se sobre Ele com um braço apenas e indo distraída, e por sua conta com o resto do seu corpo, mas encostado-se toda ela sobre Ele. Assim acontece com a alma que foi ensinada por Deus; sente-se só com Cristo neste mundo. Ela deixa cair todo o seu peso, está recostada sobre o seu Esposo. Quando uma pessoa foi salva da ira, deixa-se cair sobre Cristo, então repousa totalmente sobre o seu libertador. Quando uma ovelha perdida foi achada, Ele põe-a sobre os Seus ombros. Deverias alegrar-te por poderes recostar-te totalmente sobre Ele, e assim deixares cair todo o seu peso sobre Cristo. Põe a carga de tudo o que é  temporal sobre Ele. Descarrega todo o cuidado da tua alma sobre Ele. Se Deus estiver por nós, quem será contra nós? "Os que esperam no Senhor receberão novas forças". A águia remonta para o alto tão directamente que os poetas a têm imaginado como muito amante do Sol. Assim faz a alma que aguarda Cristo.

II. A PALAVRA DE CRISTO, A ALMA SOBRE ELA RECOSTADA

1. Te despertei. - Recorda ao crente o seu estado natural. Toda alma que está agora em Cristo houve um tempo que era como uma jovem virgem abandonada (Ez 16), abandonada no campo espaçoso. “Eis que em iniquidade fui formado” (Sl 51:5
, ARC, Pt) Não olvides nunca o que tu eras. Se em algum momento olvidares o que tu eras, certamente que o teu coração não será correcto ante Deus; estarás equivocado. Observa quando vem a contrição. Quando tu estás encostado a Cristo, então Ele fala-te do teu pecado e da tua miséria (Ezequiel, 36:31).

2. Jesus fala-te do seu amor: "Eu te despertei". Ele mesmo é a macieira, plantado em todas as partes, oferecendo sombra e fruto. "Eu te despertei". Cristo não apenas nos dá a Sua protecção, mas guia-nos para ela. "A Ele seja dada a glória". Não há aqui alguém que se sinta como uma infanta, como a moça abandonada de que fala Ezequiel? Volta o teu olhar para Cristo. Só Ele pode despertar a tua alma e levantar-te de debaixo da macieira.

III. A ALMA APOIADA EM CRISTO CLAMA PELA GRAÇA ININTERRUPTA.

"Põe-me como selo".
- Sinal e indicação segura da obra que a graça realiza em nós é que sempre desejamos mais. O sumo pontífice da lei mosaica tinha um belo peitoral (e Cristo também o tem) adornado com jóias: "faz-me uma delas" é a oração do crente. Tinha também uma jóia em cada ombro: "faz-me também uma jóia para ti" é deste modo a sua petição. As jóias estavam engastadas com cadeias de ouro, e o crente está-o com cadeias de amor. Este anelo é um verdadeiro indício da graça que obra nos crentes. Se estiverdes satisfeitos estando onde agora vos encontrais, se não tendes algum desejo de maior proximidade a Deus, ou para a santidade, é um claro sinal de que não tendes nada. "Esconde-me mais intimamente, estreita-me mais fortemente, guia-me, Senhor, mais completamente".

1. O amor de Cristo é forte como a morte. - A morte é tragicamente forte. Quando vem sobre um jovem, este rende-se-lhe, e o mesmo acontece quando chama um ancião. Assim é o amor de Cristo.
 
2. Duro e absoluto, como o sepulcro. - A tumba não dará, não devolverá os seus mortos, nem Cristo dará, nem permitirá que o Seu se perca. Oh, pedi que este amor vos constranja É ardente como as brasas do Inferno, brasas de fogo que jamais se apagarão. Tu hás-de fazer a tua eleição, querido amigo, de entre dois fogos eternos. "Quem nos apartará do amor de Cristo?" (Rm 8). Não o apagarão as muitas águas, nem poderão tampouco as aflições.
 
3. Não pode ser comprado. - "Se desse ao homem toda a fazenda da sua casa, de certo o menosprezariam". Se O quiseres, deves aceitá-Lo livremente, gratuitamente, tal como te Se oferece. Não tens outra forma de obtê-Lo.
 
Fonte - http://www.iglesiareformada.com/

Tradução de Carlos António da Rocha

****

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: