… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sábado, 11 de fevereiro de 2017

UM POÇO



WILLIAM GURNALL


Um poço

Um poço raramente está tão cheio que ao primeiro impulso da bomba deite água; nem o coração costuma ser tão espiritual, depois de dedicarmos os nossos melhores cuidados ao mundano (e ainda menos quando nos excedemos nisso), para derramar-se livremente no seio de Deus, sem algo que o eleve; sim, com frequência o nível na fonte da graça é tão baixo, que apenas o impulsionar a bomba não vai pôr o coração na atitude apropriada para orar, e é necessário intervir na alma para que se avivem os afetos.

 http://libreriavozqueclama.blogspot.com/search/label/WILLIAM%20GURNALL


William Gurnall (1617-12/X/1679) foi um teólogo puritano responsável por uma das obras mais conhecidas do puritanismo: ‘The Christian in Complete Armour’ (O Cristão com a Armadura Completa) - um longo estudo, em 3 volumes, baseado em Efésios 6 sobre a luta do cristão. Não costuma ser incluído entre os maiores puritanos por ter assinado o ‘Ato de Conformidade’, sendo considerado por isso um traidor pelos mais de 2000 pastores que se recusaram a assiná-lo, e foram, por isso, afastados dos seus ministérios. Certamente Gurnall teve os seus motivos, mas estando ele certo ou não, a sua obra é magistral e ele entrou para a História através dela.

Tradução de Carlos António da Rocha

*** 

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: