UM GUIA SEGURO PARA O CÉU
Joseph
Alleine ( primeira edição de 1671)
UM GUIA SEGURO PARA O CÉU
6
ORIENTAÇÕES PARA OS
NÃO-CONVERTIDOS
Agora prestem atenção: "Aplicai o vosso
coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós; ... porque esta
palavra não nos é vã, antes é a vossa vida..." (Deuteronómio 32:46-47).
Este é o alvo de todas as palavras que foram ditas até aqui: levá-los a ter os
vossos corações voltados para Deus. Não quero causar-lhes atribulações nem atormentá-los
antes da hora com pensamentos da miséria eterna, mas desejo que escapem dela.
Se vocês estivessem encerrados em vosso atual estado de miséria sem recurso,
seria misericordioso deixá-los em paz, para que pudessem gozar daquele pequeno
conforto que podem ter neste mundo; mas ainda podem ser felizes, se não
recusarem teimosamente os meios para a vossa recuperação. Vejam: mantenho a
porta aberta para vocês; levantem-se, fujam! Coloco o caminho da vida diante de
vocês; andem nele e não morrerão, mas viverão. Entristece-me a possibilidade de
vocês se tornarem suicidas, atirando-se no abismo, não obstante, Deus e os
homens estarem gritando para vocês: "Poupem-se a si mesmos".
A destruição dos ímpios é voluntariosa. Deus, que
os criou, clama-lhes como Paulo clamou ao carcereiro prestes a suicidar-se:
"Não te faças nenhum mal..." Os ministros de Cristo os previnem e os
buscam, e teriam grande alegria se eles se voltassem; mas pobres infelizes,
nenhuma admoestação ou súplica os impedirão, porém os homens irão arremessar-se
na perdição, enquanto a própria piedade os observa.
Que direi eu? Não se entristeceria qualquer ser
humano que, em tempo de violenta epidemia, tivesse um remédio que curasse,
infalivelmente, toda a nação e recuperasse a maioria dos pacientes desenganados,
e, não obstante, os seus próprios amigos e vizinhos morressem às centenas ao
seu redor, devido a não usarem aquele remédio? Amigos e irmãos, embora tenham
estampados em vossas faces certos sintomas da morte, eu ainda tenho um remédio
capaz de curá-los infalivelmente. Sigam estas orientações, e se vocês, então,
não ganharem o Céu, estarei disposto a perdê-lo.
Ouça, então, ó pecador, e se quiser ser convertido
e salvo, siga as seguintes orientações:
I. Estabeleça para si mesmo, como uma verdade
infalível, que é impossível ir para o Céu enquanto permanecer nesse seu estado
de incrédulo.
Pode alguém, senão Cristo, salvá-lo? E Ele diz-lhe
que jamais o fará, a menos que você seja regenerado e convertido. Não é Ele
quem tem as chaves do Céu? E como você poderá entrar lá sem a Sua permissão?
Seria a única maneira, se quiser entrar na sua condição natural, sem uma
conversão genuína e total.
2. Esforce-se para obter uma visão completa e um
sentido e sentimentos vivos de seus pecados. Enquanto os homens não estiverem
cansados e oprimidos, e com seus corações aflitos, não buscarão a cura em
Cristo nem perguntarão sinceramente: "O que devemos fazer?" Eles
precisam ver a si mesmos como homens mortos, antes de se voltarem para Cristo,
a fim de que vivam. Esforce-se, portanto, no sentido de colocar todos os seus
pecados em ordem diante de você; não tema olhar para eles, mas permita que o
seu espírito faça um cuidadoso exame. Esquadrinhe o seu coração e a sua vida;
faça um completo exame de si mesmo e de todos os seus caminhos, até que possa
fazer uma descoberta total; peça o auxílio do Espírito de Deus, ciente da sua
própria incapacidade de fazê-lo sozinho e considerando que é próprio dEle a
obra de convencer o homem do seu pecado. Exponha tudo diante da sua consciência,
até que o seu coração e s seus olhos chorem. Não pare de lutar com Deus e com a
sua alma, até que ela clame, sob o sentimento dos seus pecados, como o
carcereiro iluminado: "...que é necessário que eu faça para ser
salvo?"
Com este propósito:
Medite sobre o número de seus pecados. O coração de
David desmaiou quando ele pensou nisso e concluiu que tinha mais pecados que os
cabelos de sua cabeça. Isso o fez clamar pela multidão das ternas misericórdias
de Deus. A carcaça repugnante não fica mais abominavelmente cheia de vermes
rastejantes do que a alma não-santificada com as suas concupiscências imundas.
Elas enchem a cabeça, o coração, os olhos e a boca do indivíduo. Olhe para
trás: onde e quando foi que você não pecou? Olhe interiormente: que parte ou
poder você pode encontrar na alma ou no corpo que não tenha sido envenenado
pelo pecado; que tarefa você realizou em que não foi disseminado esse veneno?
Oh, quão grande é a soma de seus débitos; você que passou toda a sua vida
endividado e jamais pagou ou poderá pagar um centavo sequer! Examine o pecado
de sua natureza e todos os seus frutos amaldiçoados, os pecados de sua vida.
Lembre-se de todas as suas omissões e comissões; os pecados de seus
pensamentos, palavras e ações; os pecados da sua juventude e os pecados de seus
anos mais maduros. Não se assemelhe a um falido desesperado que tem medo de
examinar os seus balanços. Leia os registos da consciência cuidadosamente.
Esses livros, mais cedo ou mais tarde, precisam ser abertos.
Medite sobre os agravos de seus pecados pois são os
grandes inimigos de Deus em sua vida e na vivência de sua alma; em suma, são os
inimigos públicos de toda a humanidade. Vemos como David, Esdras, Daniel e os
bons levitas agravaram os seus pecados, se considerarmos a sua oposição a Deus
e às Suas boas e justas leis, assim como às Suas misericórdias e admoestações,
contra as quais eles haviam pecado! Oh quão grande estrago o pecado tem feito
no mundo! Ele é o inimigo que trouxe a morte; que roubou e escravizou o homem;
que pôs o mundo de cabeça para baixo, semeou as dissensões entre os homens e as
demais criaturas, entre homem e homem, sim, entre o homem e si mesmo, colocando
a parte animal contra a parte racional, a vontade contra o julgamento, o desejo
contra a consciência; sim, e o pior de tudo, entre Deus e o homem, tornando o
pecador abominável a Deus e abominador de Deus. Ó homem, como você pode tratar
o pecado com tamanha leviandade? Esse é o traidor que estava sedento do sangue
do Filho de Deus, que O vendeu, que zombou dEle, que O açoitou, que cuspiu no
Seu rosto, que rasgou as Suas mãos, que perfurou o Seu lado, que oprimiu a Sua
alma, que mutilou o Seu corpo, que não O deixou enquanto não O amarrou,
condenou, desnudou, crucificou e expôs à vergonha pública. Esse é o veneno
mortal, tão poderoso que uma só gota dele derramada na raiz da humanidade,
corrompeu, estragou, envenenou e arruinou toda a raça. É o carrasco sanguinário
que matou os profetas, queimou os mártires, assassinou todos os apóstolos,
todos os patriarcas, todos os reis e potentados; que destruiu cidades, engoliu
impérios e devorou nações inteiras. Qualquer que tenha sido a arma utilizada,
foi o pecado que causou a execução. Você ainda acha que é uma coisa
insignificante? Se Adão e seus filhos pudessem ser tirados das suas covas, e
seus corpos empilhados até o Céu, e se se fizesse uma pesquisa quanto ao
assassino sem rival que fosse culpado daquele sangue, seria apontado o pecado.
Estude a natureza do pecado, até que o seu coração se incline a temê-lo e a
detestá-lo; e medite sobre o agravo de seus pecados em particular, como você
tem pecado contra todas as advertências e misericórdias de Deus, contra as suas
próprias orações, contra as correções, contra a mais clara luz, contra o amor
gratuito, contra as suas próprias resoluções, contra promessas, votos e pactos
de melhor obediência. Responsabilize o seu coração por tudo isso, até que ele
core de vergonha e seja liberto de toda a boa impressão a respeito de si mesmo.
Medite sobre o merecimento do pecado. Ele clama ao
Céu; clama por vingança. Os seus justos salários são a morte e a perdição. Ele
traz a maldição de Deus sobre a alma e o corpo. A mínima palavra ou pensamento
pecaminoso coloca você sob a infinita ira de Deus. Oh, que carga de ira, que
peso de maldição, que tesouros, que vingança merecem seus milhões de pecados!
Oh, julgue-se a si mesmo para que o Senhor não precise julgá-lo.
Medite sobre a deformidade e a poluição do pecado.
É negra como o Inferno, a verdadeira imagem e semelhança do Diabo projetada
sobre a alma. Você ficaria horrorizado ao ver-se na abominável deformidade de
sua natureza. Não há um lodaçal tão impuro; nenhuma praga ou lepra é tão fétida
quanto o pecado onde você está mergulhado e ao qual está entregue, desagradando
muito mais a pura e santa natureza do glorioso Deus, do que o mais vil objeto
pode desagradar você. Acha que poderia pegar um sapo no colo, acariciá-lo e ter
prazer nele? Mas, da mesma forma, você está contra a pura e perfeita santidade
da divina natureza, enquanto não for purificado pelo sangue de Jesus e pelo
poder da graça renovadora.
Acima de todos os outros pecados, considere esses
dois:(1) O pecado do seu coração. Não vale a pena cortar os galhos se a raiz da
corrupção se mantiver intacta. Em vão os homens esvaziam os regatos se a fonte
continua a correr e os enche novamente. Deixe o machado do seu arrependimento,
como o de David, ir até a raiz do pecado. Considere quão profunda e quão
permanente é a sua poluição natural; quão universal ela é, até que você clame,
como Paulo, contra o seu "corpo da morte". O coração jamais se torna
completamente quebrantado, enquanto não se convence totalmente da sua
depravação original, hedionda e profundamente enraizada. Fixe nisso os seus
pensamentos. É ele que o torna renitente a todo o bem e propenso a todo o mal;
que espalha cegueira, orgulho, preconceito e incredulidade na sua mente;
inimizade, inconstância e obstinação na sua vontade; sentimentos desordenados
de altos e baixos nas suas afeições; insensibilidade e infidelidade na sua
consciência; instabilidade na sua memória. Enfim, ele desequilibra todo o
mecanismo da alma, e faz com que, uma habitação de santidade se transforme num
verdadeiro inferno de iniquidade. É ele que tem corrompido e pervertido todos
os seus membros, transformando-os em armas de injustiça e servos do pecado; que
tem enchido a sua mente de desejos carnais e corruptos; a mão, de práticas
pecaminosas; os olhos, de delírio e de caprichos; a língua, de veneno mortal. É
isso que tem aberto os ouvidos às fábulas, às conversas enganadoras e impuras,
e os tem fechado às instruções da vida; e tem submetido o seu coração à maldita
fonte de todas as imaginações mortais, de modo que flui incessantemente a sua
impiedade assim como a fonte jorra naturalmente as suas águas ou como o mar
furioso lança lodo e sujeira. E você ainda morre de amores por si mesmo e nos
fala de seu bom coração? Oh, nunca deixe de meditar na infecção desesperada, na
corrupção natural do seu coração, até que, como Efraim, lamente a sua situação,
e com a mais profunda vergonha e tristeza bata no seu peito, como o publicano;
e, como Job, aborreça-se a si mesmo e se arrependa no pó e nas cinzas,
(2) Aquele pecado particular ao qual você está mais
inclinado.
Procure descobrir todos os agravos dele; repare bem
no seu coração que todas as ameaças de Deus contra ele. O arrependimento guia
diante de si o elenco todo, mas especialmente atira a flecha naquele pecado de
estimação e o destaca dos demais, a fim de destruí-lo. Oh, esforce-se para
tornar esse pecado odioso à sua alma e duplicar a sua defesa e as suas
resoluções contra ele, pois é o mais desonroso a Deus, e também o mais perigoso
para você.
3. Procure ter no coração um profundo sentido de
sua miséria atual.
Leia e releia atenciosamente o capítulo anterior e
ponha-o no seu coração. Lembre-se, quando se deitar, de que existe a
possibilidade de acordar nas chamas eternas; e quando se levantar, lembre-se de
que antes de chegar a noite, talvez faça a sua cama no Inferno. Não significa
nada para você o fato de viver nesse estado de medo, cambaleando à beira do
abismo; viver sujeito às doenças que, se o acometerem, o enviarão direto para
as chamas ardentes? Suponha que tenha visto um ímpio condenado e suspenso sobre
a terrível fornalha flamejante de Nabucodonosor, seguro apenas por um cordão
prestes a romper-se; isso não abalaria o seu coração? Você é esse homem; é
exatamente esse o seu caso, ó homem, ó mulher, que lê isto, caso ainda não seja
convertido. O que acontecerá se a linha da sua vida se quebrar —e você não sabe
se isso acontecerá na próxima hora, no próximo momento—, para onde irá, então?
Onde é que vai cair? Na verdade, quando essa linha se arrebentar você vai cair
no lago que arde com fogo e enxofre, onde ficará para todo o sempre, caso venha
a morrer no estado em que se encontra. E a sua alma não treme à medida que você
lê? As suas lágrimas não molham o papel e o seu coração não palpita em seu
peito? Você ainda não começou a bater no peito e a pensar no quanto precisa
mudar? Oh, de que é feito o seu coração? Não apenas tem perdido todo o respeito
a Deus, mas também todo o amor e piedade por si mesmo?
Oh, reflita sobre a sua miséria até que seu coração
clame por Cristo tão ardentemente como aquele que está se afogando clama por um
barco ou o ferido por um médico. Os homens precisam ver o perigo e sentir o
sofrimento das suas dores e doenças mortais, ou Cristo será um médico inútil
para eles. O homicida involuntário corre para a cidade de refúgio, quando
perseguido pelo vingador do sangue; mas os homens precisam até mesmo serem
forçados e tirados de si mesmos, ou nunca se chegarão a Cristo. Foram a
tristeza e o desespero que fizeram o pródigo voltar. Enquanto Laodiceia se
considerar rica, pródiga em bens, sem necessidade de nada, há pouca esperança.
Ela precisa estar profundamente convencida da sua desventura, cegueira, pobreza
e nudez antes de se voltar para Cristo, a fim de adquirir o Seu ouro,
vestimentas e colírio. Portanto, mantenha abertos os olhos da consciência,
contemple a sua miséria tanto quanto possível, não fuja da visão dela por temer
que o encha de terror. O fato de sentir a sua miséria é como se fosse a
supuração da ferida, o que se faz necessário para que haja cura. É melhor temer
agora os tormentos que o esperam, do que senti-los na vida futura.
4. Proponha em seu coração que é preciso procurar
ajuda fora de si mesmo e fora de seus feitos.
Não pense que por orar, ler e ouvir a Palavra de
Deus, confessar os pecados e corrigir-se você efetuará a cura. Todas essas são
necessárias, mas você estará destruído se confiar apenas nelas. Você será um
homem perdido se esperar escapar do afogamento agarrando-se a outra tábua de
salvação, senão a Cristo. É preciso despir-se de si mesmo, renunciar à sua
própria sabedoria, à sua própria justiça, à sua própria força, e lançar-se
completamente sobre Cristo, caso contrário, não escapará. Enquanto os homens
confiarem em si mesmos, estabelecerem a sua justiça própria, e confiarem na
carne, não buscarão a salvação em Cristo. É preciso saber que seu lucro é
perda, sua força é fraqueza, sua justiça é trapo de imundícia, antes que haja
uma união eficaz entre Cristo e você. Será que o corpo sem vida pode livrar-se
de sua mortalha e soltar os laços da morte? Se pode, então você poderá
recuperar-se, estando morto em delitos e pecados e sob a impossibilidade de
servir o seu Criador de modo aceitável, nas condições em que se encontra. Por
conseguinte, quando orar, meditar ou realizar qualquer de suas obrigações aqui
mencionadas, saia de si mesmo e peça a ajuda do Espírito, como que sem
esperança de fazer qualquer coisa que agrade a Deus com suas próprias forças.
Contudo, não negligencie as suas obrigações. Enquanto o eunuco lia a Palavra de
Deus, o Espírito Santo enviou-lhe Filipe. Quando os discípulos estavam orando e
Cornélio e seus amigos o ouviam, o Espírito Santo veio sobre eles e os encheu
com a Sua plenitude!
5. Daqui em diante, renuncie a todos os seus
pecados.
Se você se entregar à prática de um pecado
qualquer, estará perdido. Esperará em vão a vida através de Cristo, a menos que
deixe a iniquidade. Abandone os seus pecados, ou não achará misericórdia. Você
não pode desposar Cristo se não se divorciar do pecado. Repudie o traidor,
senão não poderá ter paz com o Céu. Não mantenha Dalila em seu colo. Ou se
separa de seus pecados ou perderá a sua alma; se poupar um único pecado, Deus
não poupará você. Seus pecados têm de morrer, ou você morrerá por causa deles.
Se permitir um só pecado, ainda que seja pequeno; um pecado secreto, embora
argumente que precisa dele; se tiver centenas de evasivas e desculpas para ele,
a vida da sua alma será sacrificada pela vida desse pecado. Nesse caso, ele não
terá sido adquirido por um preço elevado?
Ó pecador, ouça e considere. Se abandonar os seus
pecados, Deus lhe dará o Seu Cristo. Isso não seria uma troca justa?
Testifico-lhe que se perecer não será porque jamais foi-lhe providenciado um
Salvador ou oferecida uma vida; mas porque, como os judeus, você prefere o
assassino ao Salvador, o pecado a Cristo, e ama as trevas mais do que a luz.
Examine, portanto, o seu coração com velas, à semelhança do que faziam os
judeus, em suas casas, para procurar o fermento antes da páscoa. Esforce-se no
sentido de descobrir os seus pecados; entre no seu quarto e reflita...Qual o pecado
em que tenho vivido? ... Qual a obrigação que tenho negligenciado em relação a
Deus? ... Qual o pecado que tenho praticado contra o meu irmão? E agora
arremesse os dardos no coração de seu pecado, como Joabe fez com o coração de
Absalão. Não fique olhando para os seus pecados nem enrolando o bocado debaixo
da língua, mas lance-o fora como se fosse um veneno, com temor e repugnância.
Pergunto: o que farão seus pecados por você, para
que hesite em deixá-los? Eles vão lisonjeá-lo, mas irão destruí-lo e envenená-lo
enquanto lhe agradam, e, além disso, armarão a justiça e a ira do Deus infinito
contra você. Abrirão o Inferno para você e empilharão lenha para queimá-lo. Eis
a forca que eles têm preparado para você. Oh, trate-os como a Haman e aplique
sobre eles a execução que prepararam para você. Acabe com eles. Crucifique-os,
e permita que somente Cristo seja o seu Senhor.
6. Escolha solenemente a Deus como seu quinhão e
sua bem-aventurança.
Com toda a devoção e veneração possíveis, reconheça
o Senhor como seu Deus. Coloque o mundo —com toda a sua glória, cores,
gentilezas, prazeres e promoções— em uma das mãos; e coloque Deus —com todas as
Suas infinitas excelências e perfeições— na outra mão, e faça deliberadamente a
sua escolha. Descanse em Deus. Sente-se sob a Sua sombra. Permita que as Suas
promessas e perfeições sejam decisivas contra o mundo todo. Proponha em seu
coração que o Senhor é uma porção toda-suficiente; que você não pode ser
miserável enquanto tiver Deus em quem viver. Tome o Senhor como seu escudo e
grandíssimo galardão. Deus sozinho vale mais do que o mundo inteiro;
satisfaça-se com Ele. Deixe que os outros possuam as preferências e as glórias
do mundo; mas confie a sua felicidade à graça de Deus e à luz de Seu rosto.
Pobre pecador, você desviou-se de Deus e uniu o Seu
poder e a Sua ira contra você; saiba, porém, que na Sua abundante graça Ele Se
oferece para ser novamente o seu Deus, em Cristo. O que diz você? Terá o Senhor
como seu Deus? Aceite este conselho e O terá. Chegue-se a Ele através de
Cristo, renuncie aos ídolos dos seus prazeres, lucros e reputação. Deixe que
sejam tirados dos seus tronos, e coloque os interesses de Deus acima de tudo em
seu coração. Tome-O como seu Deus, para que seja o centro dos seus sentimentos
e propósitos, pois Ele não suportará ter qualquer outro acima de Si mesmo. Em
resumo, você deve aceitá-L0 com todas as Suas relações pessoais e com todas as
Suas perfeições essenciais.
(1) Com todas as suas relações pessoais. Deus, o
Pai, precisa ser aceito como seu Pai. Oh, venha a Ele como o pródigo:
"Pai, pequei contra o Céu e perante Ti, e já não sou digno de ser chamado
Teu filho; mas considerando que pela Tua misericórdia, Tu tens prazer em me
aceitar com Teu filho —eu que sou muito vil, na verdade, um animal e não um
homem perante Ti— aceito-Te, solenemente, como meu Pai; entrego-me aos Teus
cuidados, confio na Tua providência e lanço o meu fardo sobre Ti. Dependo de
Tua provisão, submeto-me às Tuas correções, abrigo-me à sombra das Tuas asas,
escondo-me nas Tuas câmaras, e fujo para o Teu nome. Renuncio a toda a
confiança em mim mesmo; ponho a minha confiança em Ti. Declaro o meu
comprometimento Contigo; serei Teu e de nenhum outro".
Deus, o Filho, precisa ser aceito como seu
Salvador, Redentor e sua Justiça. Ele precisa ser aceito como o único caminho
para o Pai e como a única forma de vida. Dispa, então, as vestes do seu
cativeiro, vista as roupas matrimoniais e case-se com Cristo. "Senhor, sou
Teu, bem como tudo que tenho: corpo, alma e posses. Dou-Te meu coração; serei
inteiramente Teu, Teu eternamente. Colocarei o Teu nome sobre tudo que tenho e
o usarei somente para Te engrandecer, durante a Tua ausência, entregando tudo a
Ti. Não terei outro Rei além de Ti. Outros senhores já tiveram domínio sobre
mim; mas agora farei menção somente do Teu nome, e faço aqui um juramento de
fidelidade a Ti, prometendo servir-Te e temer-Te acima de todos os
competidores. Rejeito a minha justiça própria e jamais espero ser salvo
mediante meus méritos ou virtudes; descansarei somente em Teu todo-suficiente
sacrifício e intercessão para obter perdão, vida e aceitação diante de Deus.
Tomo-Te a Ti como meu único Guia e Instrutor,
decidindo ser dirigido por Ti e esperar no Teu conselho".
Finalmente, Deus, o Espírito, precisa ser aceito
como seu Santificador, Advogado, Conselheiro, Consolador, Ensinador, Penhor e
Garantia de sua herança. "Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul;
assopra no meu jardim... " (Cantares de Salomão 4:16). "Vem, Espírito
do Altíssimo; eis aqui um templo para Ti; repousa aqui para sempre; habita
aqui. Eis que Te dou possessão; total possessão; envio-Te as chaves de meu
coração, para que tudo possa ser Teu. Entrego o uso de tudo a Ti, a fim de que
cada faculdade e cada membro possa ser um instrumento Teu para promover a
justiça e fazer a vontade do meu Pai que está no Céu".
(2) Em todas as suas perfeições essenciais.
Considere como o Senhor Se tem revelado a você em Sua Palavra. Vai aceitar esse
Deus como seu Deus? Ó pecador, esta é a notícia mais abençoada que já chegou
aos filhos dos homens: o Senhor será o seu Deus se você simplesmente O aceitar
em Suas excelências. Você tomará o Deus misericordioso, gracioso, perdoador de
pecados, para seu Deus? "Oh, sim", diz o pecador, "caso contrário
estarei perdido". Pois bem, Ele ainda lhe diz mais: "Eu sou o Deus
santo que odeia o pecado; se você deseja ser aceito como um do Meu povo,
precisa ser santo — santo no coração, santo na vida. Tem de abandonar todas as
suas iniquidades, ainda que sejam muito especiais, muito naturais, muito
necessárias para manter os seus interesses mundanos. Se não estiver em
inimizade com o pecado, não posso ser seu Deus. Lance fora o fermento. Tire a
maldade dos seus atos; cesse de fazer o mal, aprenda a fazer o bem. Derrote os
meus inimigos ou não poderá haver paz Comigo". O que responde o seu
coração? "Senhor, desejo ser santo como Tu és santo, e tornar-me
participante da Tua santidade. Eu amo-Te, não apenas por Tua bondade e
misericórdia, mas também por Tua santidade e pureza. Aceito a Tua santidade
para a minha felicidade. Oh, sê para mim uma fonte de santidade. Aplica sobre
mim o selo e a impressão da Tua santidade. Cheio de gratidão, deixarei todos os
meus pecados segundo o Teu mandamento. Abandonarei daqui em diante os meus pecados
voluntários; e quanto às fraquezas que me traspassam, embora desejasse me
livrar delas, lutarei contra elas continuamente. Eu detesto-as; orarei contra
elas e jamais permitirei que permaneçam em minha alma". Amado, se você
aceita o Senhor dessa maneira, Ele promete que será o seu Deus.
Além disso, Ele diz-lhe: "Sou o Deus
todo-poderoso. Prostrar-se-á aos Meus pés, colocar-se-á completamente à Minha
disposição, e aceitar-Me-á como a sua única porção? Reconhecerá e honrará a
Minha onipotência? Aceitar-Me-á como a sua bem-aventurança e tesouro, a sua
esperança e felicidade? Sou, ao mesmo tempo, sol, e escudo; receber-Me-á como
seu tudo?" O que diz sobre tudo isso? A sua alma deseja as carnes e os
manjares do Egito? Reluta em trocar a sua felicidade terrena por uma porção com
Deus? E embora gostasse de ter Deus e o mundo também, não poderia pensar em ter
Deus e nada além dEle? Ou preferiria estar agarrado ao mundo se Deus lhe
permitisse continuar comprometido com ele enquanto quisesse? Este é um perigoso
sinal. Mas se está disposto a vender tudo pela "pérola de grande
preço"; se o seu coração responder: "Senhor, não quero outra porção
além de Ti", então poderá dizer: "Quem quiser, fique com o trigo, o
vinho e o óleo, para que eu possa ter a luz do Teu rosto. Apego-me a Ti para
obter felicidade; aventuro-me alegremente em Ti e confio-me a Ti. Ponho a minha
esperança em Ti; descanso em Ti. Permita-me ouví-lO dizer: "Eu sou o teu
Deus, a tua salvação", e terei o bastante — tudo aquilo que desejo. Não farei
acordos Contigo, senão os que Tu mesmo quiseres. Permita-me tê-L0 em certeza,
apresentar o meu clamor e ver o meu direito de Te pertencer; quanto às demais
coisas, deixo-as Contigo. Dá-me mais ou dá-me menos, qualquer coisa ou nada;
ficarei satisfeito com o meu Deus". Aceite-O dessa maneira e Ele será seu.
Ele diz-Lhe, novamente: "Eu sou o Senhor
soberano; se Eu for o seu Deus, você deverá dar-Me a supremacia. Não pode
colocar o pecado ou qualquer outro interesse mundano acima de Mim.
Se quiser pertencer ao Meu povo, preciso ter
domínio sobre você; não pode viver segundo o seu bel prazer. Quer aceitar o Meu
jugo? Render-se-á ao Meu governo? Submeter-se-á à Minha disciplina, à Minha
Palavra, à Minha vara?" Pecador, qual é a sua resposta? "Senhor,
prefiro estar sob o Teu comando a viver segundo a minha vontade. Seja feita a
Tua vontade e não a minha. Aprovo e aceito as Tuas leis, e considero um
privilégio submeter-me a elas. Embora a carne se rebele e frequentemente rompa
as suas limitações, decido não ter outro Senhor além de Ti. Juro,
voluntariamente, submeter-me à Tua supremacia, reconhecer Tua soberania e
resolvo pagar, todos os dias, o tributo da adoração, obediência, amor e serviço
a Ti e viver para Ti até o fim da minha vida". Essa é uma correta aceitação
de Deus.
Em resumo, Ele lhe diz: "Eu sou o Deus fiel e
verdadeiro. Se Me tomar como seu Deus, terá de confiar plenamente em Mim. Irá
lançar-se sobre a Minha Palavra, depender de Minha fidelidade e ficar sob o Meu
jugo para sua segurança? Terá prazer em seguir-Me na pobreza, na adversidade,
na aflição e ainda aguardar a sua promoção no mundo porvir? Terá prazer em
trabalhar e sofrer, aguardando a recompensa até à ressurreição dos justos?
Minhas promessas nem sempre serão cumpridas instantaneamente; terá paciência
para esperar?" Agora, amado, o que você diz a isso? Tomará esse Deus como
seu Deus? Ficará satisfeito em viver pela fé e confiar nEle para um felicidade
invisível, um Céu invisível, uma glória invisível? Será que o seu coração
responde: "Senhor, vou confiar-me a Ti; entrego-me a Ti; lanço-me sobre
Ti. Sei em Quem tenho confiado. Quero aceitar a Tua Palavra; prefiro as Tuas
promessas às minhas próprias possessões, e as esperanças do Céu aos gozos da
Terra. Farei aquilo que Te agrada — aquilo que Tu desejas aqui na Terra, de
modo que possa ter a Tua promessa fiel de estar no Céu no futuro". Se você
puder, em confiança e deliberação, aceitar a Deus dessa maneira, Ele será seu.
Portanto, numa genuína conversão deve existir uma afinidade com Ele, apropriada
às Suas excelências. Entretanto, quando os homens recebem a Sua misericórdia,
amando ainda o pecado, odiando a santidade e a pureza, ou O aceitam como seu
Benfeitor, mas não como seu Soberano; ou como seu Patrão, mas não como sua
Porção — isso não é conversão autêntica.
7. Aceite o Senhor Jesus sem nenhuma restrição.
Nestes termos Cristo pode ser aceito. Pecador, você destruiu-se a si mesmo e
está mergulhado no fosso da mais deplorável miséria, de onde jamais poderá
escapar; mas Jesus Cristo pode e está pronto a ajudá-lo e oferece-Se
espontaneamente a você. Não importa quão numerosos, quão grandes ou quão
antigos sejam os seus pecados; sem dúvida alguma você será perdoado e salvo, se
não negligenciar, perversamente, a oferta que lhe é feita, em nome de Deus. O
Senhor Jesus convida-o a olhar para Ele e ser salvo. Venha a Ele e de maneira
nenhuma será lançado fora. Sim, Ele roga-lhe que seja reconciliado. Clama nas
ruas; bate à sua porta; convida-o a aceitá-lO e a viver com Ele. Se você
perecer, será porque não quis buscar a vida nEle. (Isaías 45:22; João 6:37; II
Coríntios 5:20; Provérbios 1:20; Apocalipse 3:20; João 5:40).
Aceite agora o Cristo que lhe é oferecido e será
beneficiado para sempre. Dê-Lhe o seu consentimento agora mesmo, e o acordo
estará feito; nem o mundo inteiro pode impedi-lo. Não se afaste por causa da
sua indignidade. Saiba que nada poderá destruí-lo, senão a sua própria
renitência. Pronuncie-se homem: vai dar o seu consentimento ou não? Tomará a
Cristo em tudo como o seu Rei, Sacerdote e Profeta? Vai aceitá-lO e levar a Sua
cruz? Não aceite a Cristo sem uma demorada consideração, mas sente-se e reflita
sobre o custo que isso envolve. Depositará tudo aos seus pés? Terá prazer em
correr todos os riscos com Ele? Arriscará a sua sorte com Ele, caia onde ela
cair? Negar-se-á a si mesmo, tomará a sua cruz e O seguirá? Você está
deliberada, compreensível e voluntariamente determinado a partilhar com Ele em
todo o tempo e em todas as condições? Se for assim, jamais perecerá, mas passou
da morte para a vida. Eis aqui o ponto principal da sua salvação: que seja
achado aliançado com Jesus Cristo; e, portanto, se tem amor a si mesmo, seja
fiel a Deus e à sua alma neste mundo.
8. Entregue todos os seus poderes, faculdades e
interesses a Ele.
"... a si mesmos se deram primeiramente ao
Senhor..." (II Coríntios 8:5). "... apresenteis os vossos corpos em
sacrifício vivo..." (Romanos 12:1). O Senhor não procura aquilo que lhe
pertence, mas a você mesmo. Submeta, portanto, o seu corpo com os seus membros
a Ele; e a sua alma com todos os seus poderes, a fim de que Ele seja
glorificado em seu corpo e em sua alma, os quais pertencem a Ele.
Havendo uma correta identificação com Cristo, todas
as suas faculdades são entregues a Ele. Sua mente diz: "Senhor, Tu és
digno de toda a aceitação, o mais distinguido entre dez mil; feliz é o homem
que Te acha. De tudo que se possa desejar, nada se compara a Ti".
(Provérbios 3-13-15). A razão abandona os seus argumentos e sofismas corruptos,
bem como seus preconceitos contra Cristo e Seus caminhos. Ela não questiona
mais; pelo contrário, se determina a favor de Cristo e contra o mundo. Conclui
que é bom estar aqui pois vê um tesouro tão valioso neste campo, uma pérola de
incomparável valor (Mateus 13:44-46). Diz: "Oh, eis aqui o maior prémio já
oferecido aos homens; eis aqui o mais soberano remédio que a misericórdia
jamais preparou. Ele é digno da minha estima, da minha escolha, do meu amor;
Ele é digno de ser aceito, adorado, admirado para sempre (Apocalipse 5:12).
Aprovo as Suas condições; Seus termos são justos e racionais, cheios de
equidade e misericórdia". A vontade submete-se de novo. Ela já não
permanece vacilante, mas está peremptoriamente determinada: "Senhor, Teu
amor conquistou-me; Tu me cativaste e eu serei Teu. Vem, Senhor; entrego-me
voluntariamente a Ti; consinto em ser salvo segundo a Tua própria maneira. Tu
terás tudo — ou melhor, que Tu tenhas tudo e eu apenas tenha a Ti". A
memória entrega-se a Cristo: "Senhor, eis aqui um estojo para Ti; tira
daqui o lixo existente, armazena os Teus tesouros. Permita que eu seja um
repositório das Tuas verdades, das Tua promessas, das Tuas providências".
A consciência intervém: "Senhor, estarei sempre ao Teu lado; serei Teu
fiel registador. Avisarei quando o pecador for tentado e rebaterei quando Tu
fores ofendido. Testemunharei de Ti e censurarei por Ti, conduzirei nos Teus
caminhos e jamais deixarei que o pecado tenha abrigo nesta alma". Os
sentimentos também vêm a Cristo: "Oh!", diz o amor, "estou
ansioso por Ti". "Oh!", diz o desejo, "agora encontrei
aquilo que tenho procurado. Eis o Desejado das nações; aqui está pão e bálsamo
para mim: isso é tudo o que eu quero". O medo dobra os joelhos em respeito
e adoração: "Bem-vindo, Senhor, a Ti presto a minha homenagem. Tua palavra
e Tua vara ordenarão as minhas ações; adorar-Te-ei e reverenciar-Te-ei; cairei
diante de Ti e Te cultuarei". A tristeza também diz: "Senhor, o Teu
desagrado e a Tua desonra, as calamidades do Teu povo e as minhas próprias
iniquidades serão a causa das minhas lágrimas. Eu gemerei quando Tu fores
ofendido; chorarei quando a Tua causa for golpeada". Semelhantemente, a
ira coloca-se ao lado de Cristo: "Senhor, nada me irrita tanto quanto a
minha insensatez contra Ti, o fato de ser tão tolo, a ponto de dar ouvidos às
lisonjas do pecado e às tentações de Satanás contra Ti". O ódio também se
posiciona ao lado de Cristo: "Declaro inimizade mortal aos Teus inimigos;
proclamo que jamais serei amigo dos Teus adversários; declaro guerra eterna
contra o pecado. Não darei trégua, não farei as pazes com ele". Assim,
permita que todos os seus poderes se rendam a Jesus Cristo.
Insisto: você deve entregar todos os seus
interesses a Ele. Se reter qualquer coisa de Cristo, isso será a sua destruição
(Lucas 14:33). A não ser que renuncie a tudo, no preparo e na resolução do seu
coração, não pode ser discípulo de Cristo. Deve odiar pai e mãe, sim, e também
a sua própria vida, em comparação com Ele, à medida que tais coisas possam
estar competindo com Ele. Em resumo, você deve dar-se a Ele e tudo o que tem,
sem reservas, ou então não terá parte com Ele.
9. Escolha as leis de Cristo como uma norma de
conduta para as suas palavras, pensamentos e ações.
Esta é a escolha do verdadeiro convertido. Mas
lembre-se destas três regras.
1. Você deve escolher todas elas, pois, não é
possível chegar ao Céu através de uma obediência parcial. Não basta cumprir as
partes mais leves e fáceis da religião e deixar de lado as tarefas mais
difíceis, as quais exigem uma auto-negação e uma oposição aos interesses da
carne; tem de obedecer a tudo ou a nada. Aquele que é sinceramente convertido
leva a sério não só os maiores pecados e as mais pesadas tarefas, como também
os pequenos pecados e deveres.
2. É preciso escolher as leis de Cristo para todos
os momentos — seja na prosperidade ou na adversidade. O verdadeiro convertido
está determinado quanto ao seu caminho; mantém a sua escolha e não andará à
mercê dos ventos nem pertencerá à religião da moda. "Apego-me aos teus
testemunhos; Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre,
até o fim. Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre. E de
contínuo me recrearei nos teus estatutos". (Salmo 119).
3. Isso deve ser feito deliberada e racionalmente.
O filho desobediente disse: "Irei, Senhor", mas não foi. Quão
sinceramente o povo de Israel prometeu a Moisés: "Tudo o que te disser o
Senhor nosso Deus, faremos". E parecia que falavam a sério, mas quando
veio a provação descobriu-se que seus corações não estavam realmente inclinados
a fazer o que haviam prometido (Deuteronómio 5:27-29).
Se você for sincero em aceitar as leis e os
caminhos de Cristo, estude o seu significado, a sua largura e a sua extensão.
Lembre-se de que são espirituais; alcançam os pensamentos e as inclinações do
coração; de modo que, se andar conforme essa regra, os seus próprios
pensamentos e impulsos interiores estarão sob controle. São, também, muito
rígidos e exigem uma auto-negação, os quais são bastante contrários às suas
inclinações naturais. Você precisa entrar pela porta estreita, andar no caminho
estreito e contentar-se em ter a sua carne restringida da liberdade que ela
deseja. Em suma, são muito grandes, porque "o teu mandamento é
amplíssimo". (Salmo 119:96).
Não se fie nos mandamentos gerais, pois há muito
engano neles, mas concentre o seu coração nos mandamentos específicos de
Cristo. Aqueles judeus, de quem fala o profeta, pareciam tão determinados como
quaisquer outros no mundo e chamaram Deus para testemunhar que estavam sendo
sinceros. Entretanto, limitaram-se aos mandamentos gerais. Quando o mandamento
de Deus se opôs às suas inclinações, eles não obedeceram (Jeremias 42:1-6,
43:2). Consulte o Catecismo Maior do Concilio de Westminster, e veja a
exposição excelente e bastante ampla dos mandamentos, e aplique o seu coração
ao estudo deles. Você está resolvido, pela força de Cristo, a dedicar-se à
prática consciente de cada tarefa que lhe for requerida e a colocar-se contra
todo o pecado por Deus proibido? Essa é a maneira de estar firmado nos
estatutos de Deus para que nunca seja confundido (Salmo 119:80).
Observe os deveres especiais que seu coração mais
abomina e os pecados especiais aos quais está mais inclinado e veja se ele
realmente está disposto a abandonar os pecados e a cumprir os deveres. O que
você diz ao seu pecado predileto, seu pecado lucrativo? O que diz aos deveres
difíceis, perigosos, desagradáveis à carne? Se hesitar aqui e não se resolver
pela graça de Deus a mortificar a carne, você não é autêntico.
10. Permita que tudo isso se realize num solene
concerto entre sua alma e Deus.
Separe algum tempo, de vez em quando, para ficar a
sós com o Senhor —buscando sinceramente a Sua especial ajuda e graciosa
aceitação— sondando o seu coração, para verificar se você está desejando
realmente abandonar os seus pecados, submeter-se de corpo e alma a Deus e ao
Seu Serviço; serví-L0 em santidade e retidão todos os dias da sua vida.
Ponha o seu espírito na postura mais séria
possível, adequada a uma transação de tão elevada importância. Lance mão do
concerto de Deus e apoie-se na Sua promessa de dar graça e força, com as quais
você será capaz de cumprir a sua promessa. Não confie na sua própria força, na
força de suas próprias resoluções; mas aposse-se da força dEle.
Estando assim preparado, devido ter separado algum
tempo para esse propósito, inicie o trabalho e solenemente, como se estivesse
diante do Senhor, ajoelhe-se e elevando seus braços para o Céu abra o seu
coração para Ele, orando mais ou menos assim:
"Ó Santíssimo Deus, pela paixão de Teu Filho,
imploro que aceites Teu pobre pródigo, que agora se prostra diante da Tua
porta. Caí da Tua graça pela minha iniquidade e sou, por natureza, filho da
morte e muitas vezes mais filho do Inferno pelas práticas pecaminosas. Mas na
Tua infinita graça, Tu me prometeste misericórdia em Cristo, se eu simplesmente
voltar-me para Ti de todo o meu coração. Assim, pela chamada do Teu evangelho
venho agora e, despojando-me das minhas armas, submeto-me à Tua misericórdia. E
agora, visto que exiges, como condição de minha paz Contigo, que eu extermine
meus ídolos e me oponha a todos os Teus inimigos com os quais, reconheço, tenho
compartilhado contra Ti, renuncio do fundo do meu coração a todos eles,
comprometendo-me firmemente Contigo a não me permitir a prática de qualquer
pecado consciente, mas a empregar decididamente todos os meios preceituados por
Ti, a fim de mortificar e destruir totalmente todas as minhas corrupções. E
embora no passado eu tenha posto as minhas afeições no mundo, idolatra e
desordenadamente, submeto o meu coração a Ti, que o fizeste, declarando
humildemente diante de Tua gloriosa majestade que a firme resolução do meu
coração é que eu sinceramente desejo a Tua graça, para que quando Tu me
requereres eu possa pôr em prática esta resolução mediante a Tua ajuda. Desejo abandonar
tudo o que aprecio neste mundo, ao invés de deixar-Te e seguir pelas sendas do
pecado. Quero estar vigilante contra todas as tentações, seja na prosperidade
ou na adversidade, a fim de que elas não afastem o meu coração de Ti. Rogo-Te,
também, que me ajudes a não cair nas tentações de Satanás a cujas sugestões
ímpias resolvo, pela Tua graça, jamais me submeter como servo. E visto que a
minha justiça é como trapo de imundícia, renuncio a toda confiança nela
depositada, reconhecendo que sou, em mim mesmo, uma criatura desesperançada,
desamparada e destruída, sem força e sem justiça.
"E desde que, pela Tua infinita misericórdia,
tens Te oferecido graciosamente a mim, um vil pecador, para ser novamente o meu
Deus através de Cristo se eu Te aceitar, conclamo o Céu e a Terra para
testemunharem que neste dia eu Te declaro, solenemente, meu Senhor e Deus.
Declaro com toda a reverência possível que prostro a minha alma aos pés da Tua
santíssima majestade e aceito-Te a Ti, Senhor Deus, Pai, Filho e Espírito
Santo, como a minha porção e bem supremo, e ofereço-me de corpo e alma para ser
Teu servo, prometendo e jurando servir-Te em santidade e em justiça todos os
dias da minha vida.
"E visto que Tu apontaste o Senhor Jesus com
único meio de ir a Ti, uno-me solenemente a Ele, através de uma aliança de
casamento.
"Ó bendito Jesus, venho a Ti faminto e
sedento, pobre e infeliz, miserável, cego e nu, um abominável e corrupto
desgraçado, um malfeitor culpado e condenado, indigno de lavar os pés dos
servos do meu Senhor, quanto mais de estar solenemente unido com o Rei da
Glória. Mas tal é o Teu incomparável amor, que Te aceito como todo o meu poder
e Te tomo como meu Chefe e meu "Marido", para no melhor ou no pior,
na riqueza ou na pobreza, em todos os momentos e condições, para Te amar,
honrar e obedecer acima de qualquer outro, até que a morte nos separe. Eu Te
aceito em todos os Teus ofícios. Renuncio a minha própria dignidade e Te
declaro meu Senhor e minha Justiça. Renuncio à minha sabedoria própria e Te
aceito como meu único Guia. Renuncio à minha vontade própria e Te tomo por
minha lei.
"Posto que Tu me disseste ser necessário que
eu sofra para reinar, assumo compromisso Contigo que aceitarei a minha sorte,
seja ela qual for, e pela Tua graça correrei todos os riscos Contigo, crendo
verdadeiramente que nem a morte nem a vida poderão nos separar.
"E uma vez que Te agradaste dar-me Tuas santas
leis como regra para a minha vida e o caminho em que devo andar para chegar ao
Teu reino, submeto voluntariamente o meu pescoço ao Teu jugo e os meus ombros
ao Teu fardo; e reconhecendo todas as Tuas leis como santas, justas e boas,
tomo-as solenemente como regra para as minhas palavras, pensamentos e ações,
prometendo que, embora a minha carne contradiga e se rebele, vou empenhar-me
para ordenar e governar toda a minha vida conforme a Tua direção, e não
negligenciarei coisa alguma que conheço ser do meu dever.
"E sendo que pela fragilidade da minha carne
estou sujeito a muitas falhas, inclino-me humildemente para pedir que as faltas
involuntárias, opostas à inclinação e à resolução do meu coração, não venham a
invalidar este pacto, segundo a Tua Palavra.
"Agora, Deus Todo-Poderoso, que sondas os
corações, sabes que hoje faço este concerto Contigo, sem quaisquer fraudes ou
reservas conscientes, implorando-Te que Se desvendares qualquer imperfeição ou
falsidade em meu coração, possas revelar-ma e ajudar-me a agir corretamente.
"Ó Deus Pai, a quem me submeto de hoje em
diante para buscar-Te como meu Deus e Pai, glória seja a Ti por proveres tal maneira
de recuperar os pecadores perdidos. Glória seja a Ti, ó Deus Filho, que me
amaste e me lavaste dos pecados em Teu próprio sangue, e agora Te tornaste meu
Salvador e Redentor. Glória seja a Ti, ó Deus Espírito Santo, que pelo dedo de
Teu poder onipotente voltaste o meu coração do pecado para Deus.
"Ó Santo e Supremo Jeová, Senhor Deus
Onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo, és agora meu Amigo aliado e pela Tua
graça infinita sou Teu servo aliado. Ámen, assim seja. E permite que o concerto
que fiz na Terra seja ratificado no Céu".
Aconselho-o a fazer essa aliança não apenas no
coração, mas com palavras também; não apenas com palavras, mas por escrito
também; e que, com toda a reverência possível, o apresente diante do Senhor
como se fosse um documento legal. E depois que tiver feito isso, pegue-o e
assine-o. Guarde-o como um registo das solenes transações feitas entre Deus e
você, ao qual possa recorrer em ocasiões de dúvidas e tentações.
11. Cuidado para não adiar sua conversão, mas
entregue-se rápida e imediatamente a Deus.
"Apressei-me e não me detive..." (Salmo
119:60). Lembre-se e trema diante do triste episódio das virgens imprudentes,
que só chegaram depois que a porta se fechou; e também do presunçoso Félix que
adiou a sua conversa com Paulo para uma outra ocasião, porém não temos
conhecimento de que ele teve outra ocasião. Oh, venha enquanto é dia, para que
não seja endurecido pelo engano do pecado; para que o dia da graça não termine
e as coisas relativas à sua paz não sejam escondidas de seus olhos. Agora a
misericórdia está-o cortejando; agora Cristo está querendo estender a Sua graça
a você, e o Espírito de Deus está contendendo com você. Agora os ministros
estão chamando, a consciência está se agitando, o mercado está aberto e o azeite
pode ser obtido; você tem a oportunidade de comprá-lo. Agora Cristo está à sua
disposição. Oh, receba as dádivas da graça. Tem de ser agora ou nunca. Se
desprezar essa oferta, Deus pode jurar, em Sua ira, que você jamais provará a
Sua ceia (Lucas 14:24).
12. Atente
conscientemente para a Palavra, como o meio designado para a sua conversão.
Atente, eu aconselho, não de forma rotineira mas
conscientemente, com o desejo, propósito, esperança e expectação de que você
seja convertido pela Palavra. Ouça todos os sermões com este pensamento:
"Espero que Deus venha agora; espero que hoje seja o tempo aceitável, que
esse possa ser o homem pelo qual Deus vai me conduzir a Si mesmo. Quando você
partilhar dos privilégios da casa de Deus, eleve seu coração a Ele, assim: "Senhor,
permita que hoje seja o dia e a ocasião em que eu possa receber a Tua graça
renovadora. Oh, permita que hoje se diga que alguém nasceu para Te glorificar.
Objeção: Você dirá: "Tenho sido um ouvinte da
Palavra há muito tempo, contudo ela não tem sido eficaz para a minha
conversão".
Resposta: Sim, mas você não tem atentado para ela
desta forma, ou seja, como um meio para a sua conversão, nem com este
propósito, nem orando e esperando o feliz efeito dela.
13. Una-se ao Espírito quando Ele começar a operar
em seu coração.
Quando Ele produzir as convicções, oh, não as
reprima, mas una-se a Ele e implore ao Senhor que lhe dê a conversão salvadora.
"Não extingais o Espírito". Não O rejeite, não se oponha a Ele.
Cuidado para não reprimir as convicções com más companhias ou negócios
mundanos. Quando estiver angustiado por causa do pecado e de temores acerca de
sua condição eterna, implore a Deus que não lhe dê paz senão com a renúncia
completa de todo pecado, repugnando-o no íntimo da sua alma e entregando todo o
seu coração, sem reserva, a Cristo. Diga-Lhe: "Ó Senhor, golpeia certo;
não deixes a Tua obra incompleta. Vai ao âmago do meu coração e expurgua a
seiva vital de meus pecados". Submeta-se assim, pecador, ao trabalho do
Espírito e ice as suas velas aos Seus ventos.
14. Estabeleça o uso constante e diligente da
oração séria e fervorosa.
Aquele que negligencia a oração é um pecador
profano e não-santificado. Aquele que não é constante na oração é hipócrita, a
menos que a omissão seja contrária ao seu costume, sob a força de alguma
tentação momentânea. Uma das primeiras coisas em que se manifesta a conversão é
que ela leva os homens a orar. Portanto, dedique-se a esse mister. Que não se
passe nem um só dia sem que você reserve, de manhã e à noite, algum tempo para
solene oração a sós com Deus. Além disso, reúna a sua família, diária e
pontualmente, para adorar a Deus com você. Ai de você se for encontrado entre as
famílias que não invocam o nome de Deus (Jeremias 10:25). Devoções frias e sem
vida não percorrerão nem a metade do caminho para o Céu. Seja fervoroso e
insistente. A importunância vencerá; mas sem esforço o reino do Céu não será
alcançado. Você precisa empenhar-se para entrar e lutar com lágrimas e
súplicas, como Jacob, se quiser obter a bênção. Sem a graça você está destruído
para sempre e, portanto, deve aplicar-se à oração e resolver a não admitir
recusa. O homem que se fixa nesta resolução, diz: "Bem, preciso da graça,
ou jamais desistirei enquanto não a obtiver; jamais deixarei de implorar
sinceramente e de empenhar-me com Deus e com meu próprio coração, até que Ele
me renove pelo poder de Sua graça".
15. Renuncie suas más companhias e abstenha-se das
oportunidades de pecar.
Você jamais deixará o pecado enquanto não rejeitar
e renunciar as tentações do pecado. Jamais esperarei que seja convertido,
enquanto não for levado a uma auto-negação e fuga das oportunidades de pecar.
Se você estiver mordiscando a isca, brincando na margem e corrompendo-se com a
cilada, a sua alma certamente será tomada. Quando Deus, com a Sua providência,
expõe os homens a tentações inevitáveis, e as ocasiões são tais que não se pode
removê-las, podemos esperar uma assistência especial no uso de Seus meios; mas
quando tentamos a Deus, devido corrermos para o perigo, Ele não vai envolver-Se
para nos sustentar quando formos tentados. E de todas as tentações, uma das
mais fatais e perniciosas são as más companhias. Oh, que esperançosos começos
tais companhias têm sufocado! Oh, as almas, as propriedades, as famílias, as
cidades que elas têm arruinado! Quantos pobres pecadores têm sido iluminados e
convencidos, chegando quase a escapar do laço do Diabo, e têm até em parte
escapado dele; contudo, as más companhias os têm finalmente retido e os têm
feito sete vezes mais filhos do Inferno! Em resumo, perco a esperança em você,
a menos que se livre das más companhias. Sua vida depende disso; renuncie a
elas ou não poderá viver. Você vai ser pior que a mula de Balaão, indo contra o
Senhor quando O vir com a espada desembainhada no caminho? Grave estas palavras
com letras garrafais na sua consciência: "O COMPANHEIRO DOS TOLOS SERÁ
AFLIGIDO". (Provérbios 13:20). O Senhor falou e quem irá contra-dizê-lo?
E você vai enveredar-se pelo caminho da destruição
quando o próprio Deus o está prevenindo? Se Deus um dia mudar o seu coração,
isso se manifestará na mudança de suas companhias. Oh, tema e fuja do abismo em
que tantos milhares têm sido engolidos pela perdição. Será realmente difícil
você escapar. As suas companhias vão escarnecer da sua religião e vão procurar
enchê-lo de preconceitos contra a rigidez, como coisa ridícula e incómoda. Elas
vão adulá-lo e seduzi-lo, mas lembre-se dos conselhos do Espírito Santo:
"Filho meu, se os pecadores com blandícias te quiserem tentar, não
consintas. Se disserem: Vem conosco; lançarás a tua sorte entre nós; não te
ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas; evita-o, não
passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. O caminho dos ímpios é como a
escuridão: nem conhecem aquilo em que tropeçam. E estes armam ciladas contra o
seu próprio sangue, e as suas próprias vidas espreitam. (Provérbios 1:10-19;
4:15-19).
Minha alma está perturbada em mim, ao ver quantos
dos meus ouvintes e leitores estão a ponto de se perderem, tanto eles como seus
familiares, por causa desta desditosa maldade, isto é, a de frequentarem tais
lugares e companhias que os conduzem ao pecado. Admoesto-vos uma vez mais como
Moisés a Israel: "Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes ímpios
homens..." (Números 16:26). Oh, fujam deles como se fugissem daqueles que
têm chagas, feridas que lhes cobrem o rosto. São os alcoviteiros e os sedutores
do Diabo; e se não escaparem, eles vos levarão à perdição e serão a vossa ruína
eterna.
16. Separe um dia para humilhar sua alma em
secreto, através de jejum e oração, para analisar os pecados e as misérias de
seu coração.
Leia uma exposição completa dos mandamentos e
escreva os deveres que omitiu e os pecados que cometeu contra cada mandamento;
depois, faça uma relação dos seus pecados, e com vergonha e tristeza apresente-os
ao Senhor. E se seu coração estiver verdadeiramente de acordo com os termos,
una-se solenemente ao Senhor naquele concerto estabelecido na décima orientação
deste capítulo, e que o Senhor lhe conceda misericórdia.
Joseph Alleine in “Um guia seguro para o Céu”, PES, PUBLICAÇÕES
EVANGÉLICAS SELECIONADAS, Rua 24 de Maio, 116 — 3.° andar — sala 16-17 Caixa
Postal 1287 — 01051 — São Paulo, SP, Brasil

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