… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Perdão e Desculpa, C. S. Lewis



C. S. Lewis

Perdão e Desculpa
Perdão e Desculpa são duas palavras tão banais no uso, que nem desconfiamos da diferença entre elas. Em um certo sentido, Perdão e Desculpa são palavras quase opostas. O Perdão diz-nos  “ok, fizeste isso, mas eu aceito o teu pedido de perdão; não lançarei isso na tua cara e seremos do mesmo modo que éramos antes”. Já a Desculpa diz, “eu percebo que não podias evitar, sei que realmente não querias fazer isso; não és culpado”. Assim, um erro sem culpa precisa de desculpa, e não de perdão. Da mesma forma, boas desculpas não precisam de perdão – já que o perdão exige culpa – e se quer ser perdoado, não há desculpas para o que fez – pois pedir perdão é assumir a culpa.



 Porém, isso não invalida a possibilidade de haver os dois ao mesmo tempo. O problema está em pedirmos desculpas para aquilo que exige perdão.


Clive Staples Lewis, conhecido como C. S. Lewis (Belfast, 29 de novembro de 1898 – Oxford, 22 de novembro de 1963), foi um autor e escritor irlandês que se salientou pelo seu trabalho académico sobre literatura medieval e pela apologética cristã que desenvolveu através de várias obras e palestras. É igualmente conhecido por ser o autor da famosa série de livros infanto-juvenis de nome “As Crónicas de Nárnia”.

Sem comentários: