… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Além da Personalidade


C. S. Lewis
Além da Personalidade 
“[...] O que estamos tentando fazer é permanecer no que chamamos de ‘nós mesmos’, mantendo a felicidade pessoal como o nosso grande objetivo de vida, e ainda sim, ao mesmo tempo, ser ‘bons’. Estamos todos tentando deixar a nossa mente e o nosso coração andarem pelos seus próprios caminhos – centrados no dinheiro, no prazer ou na ambição – e esperando, apesar disso, comportar-nos de forma honesta, pura e humilde. [...] TORNAR-SE uma nova pessoa significa perder o que hoje chamamos de ‘nós mesmos’. Temos de sair de nós mesmos e adentrar em Cristo.

[...] Não é recomendável tentar ser eu mesmo sem Ele. Quanto mais eu resistir a Ele e tentar viver por mim mesmo, mais dominado serei pela minha própria herança, criação, meio social e desejos naturais. De facto, o que eu tão orgulhosamente chamei de ‘meu próprio eu’ acaba se tornando o lugar de encontro de uma série de eventos a que eu jamais dei início e que eu não consigo mais parar. O que eu chamo de ‘meus desejos’ acabam se tornando meramente os desejos que emergem do meu organismo físico ou os desejos empurrados para dentro de mim pelos pensamentos dos outros, ou até mesmo pelos demónios. [...] ”

C. S. Lewis (1898-1963) InMere Christianity

Sem comentários: