… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

domingo, 13 de novembro de 2016

NINGUÉM SENÃO CRISTO JUSTIFICA



Agostinho de Hipona
Ninguém senão Cristo justifica


O que se diz falando de Cristo: Pela justificação de um só, tem mais força que se dissesse: Pela justiça de um só. Porque chama aqui justificação ao ato de santificar ao pecador, que não é objeto de imitação, porque só Ele pode justificar.

São Paulo bem pôde dizer: Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo; mas nunca poderia tomar na sua boca estas palavras: Recebei de mim a justificação, como eu a recebi de Cristo. Pois pode haver, há e houve homens justos e dignas de imitação, mas ninguém é justo e justificador senão só Cristo. Do qual se diz: Quando um homem crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Logo o que tiver a ousadia de dizer: Eu te justifico, é lógico que diga também: Crê em mim. Mas só o Santo dos santos pôde falar assim: Vós credes em Deus, crede também em mim, para que, como crente naquele que justifica ao ímpio, a sua fé lhe seja imputada como justiça.

In “Tratados sobre a Graça”, Capítulo XIV, Agostinho de Hipona (354-430)
Tradução de Carlos António da Rocha

Sem comentários: