… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Primeiro, tem cuidado de ti mesmo




Richard Baxter

Primeiro, tem cuidado de ti mesmo
Assegura-te de que hás sido verdadeiramente convertido. Toma cuidado de não estares pregando acerca de Cristo a outros, enquanto que tu mesmo estejas sem Cristo. Foi prometida aos fiéis pregadores do Evangelho uma recompensa gloriosa, mas tu jamais desfrutarás desta recompensa, a menos que tu mesmo tenhas recebido primeiro o Evangelho. Há muitos pregadores que estão agora no Inferno, os quais advertiam, muitas vezes, os seus ouvintes da necessidade de escapar dele. Talvez esperes que Deus te salve a ti por teres oferecido o Evangelho a outros, enquanto que tu o rechaças? Deus nunca prometeu salvar os pregadores, sem importar quão dotados fossem, a menos que eles fossem convertidos.



Ser uma pessoa não convertida é terrível, mas ser um pregador não convertido é muito pior. Não terás medo de abrir a tua Bíblia e leres acerca da tua própria condenação? Quando pregas o Evangelho, não te dás conta que estás incrementando a tua própria culpa, ao rechaçares o Salvador que proclamas? Contudo, é comum que um pregador não convertido não se precate da sua própria condição. Diariamente tem contacto com as verdades preciosas e exteriormente vive uma vida santa. Ele denuncia o pecado nos outros e anima-os a viver uma vida santa. Quão trágico é morrer de fome tendo o pão da vida nas mãos e estar animando a outros para que comam dele. Se isto for verdade acerca de ti, então aconselho-te a que pregues para ti mesmo antes de continuares pregando aos outros. Ajudar-te-á no dia do juízo dizeres: “Senhor, Senhor, preguei em Teu nome”, somente para escutares as terríveis palavras “aparta-te de Mim, não te conheço”? Aconselho-te a que confesses os teus pecados diante da tua grei e lhes peças que orem pela conversão do seu ministro.



Não é invulgar encontrar ministros que sejam não convertidos. A sua pregação será fria e sem vida, se Cristo não estiver no seu coração. Oxalá que cada estudante de teologia (especialmente nos seminários) entendesse isto. De que vale estudar, se isto não nos conduz ao conhecimento de Deus e da Sua graça salvadora? Se Deus na Sua misericórdia salvar a estes ministros, então, eles terão um conhecimento como jamais o teriam imaginado. Não se pode conhecer nada corretamente, a menos que se conheça Deus. Nada no Universo inteiro pode ser conhecido corretamente, a menos que seja conhecido em relação com o seu Criador.



Quando Deus criou o homem, este era perfeito e vivia num mundo perfeito. Todas as coisas revelavam a glória de Deus. Se o homem não tivesse pecado, teria incrementado continuamente o seu conhecimento de Deus e de si mesmo. Mas, quando o homem procurou o conhecimento para os seus próprios fins, então perdeu o verdadeiro conhecimento de Deus e da Sua criação. O conhecimento que obteve resultou ser vão e vazio.



A obra de Cristo restaura-nos por meio da fé, para a pureza, para a obediência e para o amor, nos quais o homem foi criado no princípio. Portanto, os homens mais santos são os melhores estudantes da criação divina. O estudo da ciência não tem valor, a menos que se esteja buscando a Deus na ciência. A única verdadeira sabedoria consiste em ver, adorar, amar e a deleitar-se em Deus, tal como Ele Se revelou na Sua criação. Portanto, é um perigo na educação antepor outras matérias ao estudo de Deus. A teologia deveria ser estudada primeiro e ser o guia em todos os demais estudos. A natureza deveria ser lida como um dos livros de Deus, que Ele fez para revelar-Se a Si mesmo. O livro de Job e os Salmos ensinam-nos que a ciência e a teologia estão mais intimamente relacionadas do que muitos pensam.



Portanto, rogo a todos os mestres Cristãos que falem com os seus alunos acerca de Deus e da salvação, juntamente com as outras ciências. Não penses que eles são muito jovens para entender a Palavra de Deus. Não tens ideia de quais pudessem ser os efeitos das tuas palavras no futuro. O professor encontra-se numa posição especialmente privilegiada para poder ser escutado pelos jovens. Quando a religião é tratada como qualquer outro tema tem muito pouco impacto sobre os ouvintes. Quão poucos alunos são sérios e piedosos! Tu não poderias fazer-lhes melhor serviço do que o de ser um instrumento no propósito de Deus, para a sua conversão.

In “O Pastor Reformado” de Richard Baxter (Publicado originalmente em 1656 em Londres)



 Tradução de Carlos António da Rocha

****

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: