… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Cristo, quero meditar no Teu sofrimento





SIGISMUND VON BIRKEN [BETULIUS]

Cristo, Quero Meditar No Teu Sofrimento

Cristo, quero meditar

No Teu sofrimento;

Queiras Tu me iluminar

O meu pensamento!



Vem, revela ao coração,

Ó Jesus amado,

Quanta dor e solidão

Tens por mim passado!

 

Dá que eu possa compreender

Teus cruéis temores,

O amargor do teu sofrer

E da cruz as dores;



Os açoites vis do algoz,

O cruel espinho,

Teu morrer por todos nós,

O acre fel no vinho!



Não me deixes ver, porém,

Tua dor somente;

Mostra-me, Jesus, também,

Qual a causa ingente!



Bem o sei, Senhor, fui eu,

Eu e meu pecado!

Cristo em meu lugar sofreu:

Eu fui perdoado.



Cristo, ensina-me a pensar

Nisso, contristado,

Que eu não torne a Te magoar

Com o meu pecado.



Tornaria ao que passou,

Por um só momento,

Se o pecado meu causou

O Teu sofrimento?



Se o pecado me aterrar

Com o horror do inferno,

Queiras Tu me confortar,

Mediador eterno!



Dá que aceite o galardão

Que por mim granjeaste;

Dá que aceite a redenção

Que Tu consumaste!

 

Dá que eu leve a minha cruz,

Siga a Ti fielmente,

Seja humilde em Tua luz,

Como Tu, paciente,



Possa agir em Teu amor!

Ouve aqui meu canto:

Cantarei melhor louvor

No Teu Reino santo.



Sigismund von Birken [Betulius] (05 de maio de 1626-12 de junho de 1681)




Sem comentários: