… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

segunda-feira, 24 de abril de 2017

“Mantendo a fé e boa consciência.” (1Tm 1:19)



“Mantendo a fé e boa consciência.”
(1Tm 1:19)



      QUANDO se trata da diversidade de pecados que continuam dentro dos santos, nesta vida, não devemos voltar os nossos olhos para a secreta eleição, ou providência, ou predestinação, como também é chamada. Pois as discussões em torno disso só levam à dúvida, à autoconfiança ou ao desespero. Se você é eleito, assim se argumenta, nenhuma queda pode fazer-lhe mal, e você permanece sempre na graça, e não pode perecer. Se você não foi eleito, seu caso está perdido. Essas são palavras terríveis, e é injusto fazer com que alguém pense assim. O Evangelho, ao contrário, aponta-nos a palavra expressa de Deus, na qual Ele revela a Sua vontade e por meio da qual Ele deseja ser conhecido e agir. É indiscutível que a Palavra de Deus castiga os pecados e faz distinção de pecados e nos aponta o Salvador Jesus Cristo. Esta palavra expressa deve ser levada em conta e por meio dela devemos chegar à conclusão se estamos na graça ou não.



      Pois onde existe fé, ali também deve haver boa consciência. É totalmente impossível que estas duas coisas existam lado a lado: a fé que confia em Deus e os maus propósitos, ou, como também se diz, a má consciência. A fé e a invocação de Deus são coisas muito sensíveis, e pode, facilmente, uma pequena ferida da consciência abalar a fé e a invocação, situação muito frequente de todo cristão experimentado.



      Portanto, onde existe fé e boa consciência, ali, certamente, habita o Espírito Santo. Todavia, essa confiança não se baseia na nossa dignidade pessoal ou numa boa consciência, e sim, em Cristo. Disso se conclui que estamos no estado da graça por causa de Cristo, devido à Sua promessa. E assim pode haver verdadeira invocação, como escreve São João: “Se o nosso coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos, dele recebemos” (1Jo 3:21,22).



Martinho Lutero 




Sem comentários: