… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

domingo, 21 de maio de 2017

“Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças.” (1Co 10:13)



“Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças.” (1Co 10:13)


      Agora, uma vez que o próprio Deus denomina a nossa vida “tentação”, e já que temos de ser afligidos no corpo, na honra e nos bens, bem como sofrer injustiça, devemos aguardar isso com alegria e recebê-lo com sabedoria, dizendo: Olha, isso são coisas da vida. Que posso fazer? É uma tentação, continua sendo uma tentação, e não será diferente. Que Deus me ajude para que ela não me abale e derrube.

      Veja: em vista disso, ninguém consegue ficar fora de alcance da tentação. Agora, a gente, certamente, pode defender-se, buscar conselho em oração e invocar a ajuda de Deus. No livro dos anciãos conta-se a história de um jovem irmão que queria livrar-se de seus pensamentos. Disse-lhe, então, o ancião: Querido irmão, você não pode impedir que os pássaros voem sobre sua cabeça, mas, certamente, pode impedir que façam seu ninho em seus cabelos. Assim, também nós, como diz Santo Agostinho, não podemos evitar os ataques e as tentações. Mas, pela oração e invocação da ajuda de Deus, podemos impedir que vençam.

      Por que Deus permite que as pessoas sejam assim tentadas a pecar? Resposta: para que a pessoa aprenda a conhecer-se a si mesma e a Deus. Conhecer-se a si mesma, isto é, que nada pode senão pecar e fazer mal. Conhecer a Deus, isto é, que a Sua graça é mais poderosa que todas as criaturas. E assim aprenda a pessoa a desprezar-se a si mesma e a louvar e enaltecer a graça de Deus.

 Martinho Lutero    

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983



Sem comentários: