… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A FÉ SEM OBRAS É MORTA!

Leituras Cristãs

001 - A FÉ SEM OBRAS É MORTA!

«Fortalecidos com poder, pelo Espírito Santo, no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações» (Efésios 3:16-17).

Um médico tinha mandado instalar uma campainha eléctrica no gabinete da sua secretária. Esta campainha funcionava por meio de uma pilha e ele accionava-a do seu consultório, carregando num botão.

Como o retinir frequente da campainha era desagradável para os clientes que se encontravam na sala de espera, o médico quis substituí-la por uma lâmpada eléctrica, e ele próprio procedeu à instalação, depois de ter comprado os elementos necessários. Mas a lâmpada não acendia!...

Após ter conferido tudo, viu-se forçado a chamar um electricista. Este verificou a voltagem da pilha e a da lâmpada e disse, sorrindo, para o médico: «A sua pilha é demasiado fraca. Sabe, é necessária muito mais energia para resplandecer do que para fazer barulho!».

O médico, que era crente no Senhor Jesus Cristo, considerou esta observação como vinda de Deus directamente para ele. Compreendeu que não basta ser membro de uma igreja, participar nos cultos, falar sabiamente sobre as doutrinas bíblicas, mas que o essencial é deixar Cristo brilhar através de nós, e que, para isso, é preciso que Cristo habite no coração do Cristão, pela fé. A maneira de viver, a maneira de proceder com os outros, a maneira de actuar em todos os sectores da vida serão inteiramente diferentes, se Cristo viver em nós, se o Seu Santo Espírito encher inteiramente os nossos corações.

«Na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor sem hipocrisia, na Palavra da Verdade» (2Cr. 6-7).

«Como o corpo, sem o espírito, está morto, assim também, a fé, sem obras, é morta» (Tg 2:26).

in Leiturs Cristãs, Volume XXXII, Depósitos de Literatura Cristã,  R. Infantaria 16, 77, r/c- Esq., 1300 Lisboa, Portugal - Lisbaoa, 1984, pág. 288

Sem comentários: