C. H. Mackintosh
Breves Meditações
035 - Só por rejeitarem o Evangelho
serão os maus julgados?
(Resposta a uma
carta)
Consideramos que é um erro muito perigoso ensinar que os homens serão julgados só por terem rechaçado o Evangelho. O que diz a Escritura? “Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. “ (Ef 5:5-6, ARC, Pt) “Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas [e não somente por ter rechaçado o Evangelho] vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” (Cl 3:5-6, ARC, Pt) “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” (Ap 20:12, ARC, Pt)
Estas passagens, e muitas outras mais que poderiam citar-se, ensinam-nos com total claridade que os homens serão julgados pelos seus pecados, e não somente por ter rechaçado o Evangelho. “Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo.” (Mt 12:36, ARC, Pt) Receber o Evangelho coloca à alma completamente fora do terreno do juízo pelos pecados. Rechaçar o Evangelho, por outro lado, deixa a alma sobre o terreno do juízo. Mas o juízo, em todos os casos, será segundo as obras de cada um. Negar este facto implicaria tirar um grande dique de contenção moral e abrir passo a uma impetuosa e arrasadora corrente de paixões e de maus desejos.
http://www.verdadespreciosas.com.ar/index.html
Tradução de Carlos António da Rocha
****
Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.
Sem comentários:
Enviar um comentário