… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

 Leituras Cristãs

006 - IDOSO, MAS SEMPRE VERDEJANTE!...

«O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano... na velhice ainda darão frutos: serão viçosos e florescentes» (Salmo 92:12-14)

É um espectáculo animador, ver cristãos envelhecer e ao mesmo tempo crescer em graça, reflectindo a bondade do seu Salvador e Senhor Jesus Cristo, levando frutos até ao fim do Outono.

O autor do Salmo 92 fez uma bela descrição nos versículos 12 a 15. Acerca do plano espiritual, este vigor traduz-se por um reflexo, uma benevolência e uma actividade serena da glória de Deus, tendo em vista o bem de todos nós.

Conta-se que um fervoroso admirador da natureza acampava na orla de uma magnífica floresta. A sua atenção foi atraída para um pinheiro gigante que a tempestade havia desarreigado. Tendo alguma experiência nesse domínio, ele examinou a árvore enorme que jazia a seus pés, e verificou que ela tinha pelo menos 250 anos de existência. Despojando a sua casca, verificou também que até ao dia da sua morte, a árvore ainda crescia.

Isto relaciona-se também com a vida do crente. Os anos vão passando. As forças físicas começam a declinar. O homem exterior enfraquece. Entretanto, o homem interior é renovado dia após dia (2Co 4:16). Ele tem um crescimento espiritual que se prolonga nos anos da sua velhice, conservado pela meditação da Palavra de Deus e da oração, as afeições por Cristo sendo também constantemente renovadas.

Em verdade, o velho pinheiro, abatido pelo vento, dá-nos uma lição proveitosa. Como ele, mesmo na idade avançada, nós podemos sempre prosperar!

in Leituras Cristãs, Volume XXXII, Depósitos de Literatura Cristã, R. Infantaria 16, 77, r/c- Esq., 1300 Lisboa, Portugal - Lisboa, 1984, pág. 48.

Sem comentários: