… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Leituras Cristãs

Catarina de Sena

 PAI ETERNO, TU DISSESTE, Catarina de Sena

Pai Eterno, Tu disseste: "Façamos a humanidade à nossa imagem e semelhança."

Desejavas partilhar connosco a Tua própria grandeza. Deste-nos inteligência para conhecer a Tua verdade. Dotaste-nos de sabedoria para receber a Tua bondade. E deste-nos o livre-arbítrio para amar o que é verdadeiro e justo.

Por que nos exaltaste assim tanto? Porque olhaste para nós e nos amaste. Foi o amor que Te levou a criar-nos e é este mesmo amor que Te impeliu a compartilhar connosco a Tua verdade e Tua bondade.

E Teu coração deve ficar partido quando vês que nos voltamos contra Ti. Creio que choras quando nos vês abusando da nossa capacidade intelectual e buscando o que é falso. Certamente choras de dor quando distorcemos a Tua sabedoria com o intuito de justificar o mal.

Mas nunca nos abandonas. Movido pelo mesmo amor que Te levou a criar-nos, agora mandaste o Teu único Filho para nos salvar. Ele é a Tua imagem e semelhança perfeitas, de modo que, através dEle, podemos ser restaurados, voltando a ser, também, à Tua imagem e semelhança.

Catarina de Sena ‘Book of Prayers’ (Livro de Orações)
Compilado por Robert Van de Weyer

Catarina de Sena (25 de Março 1347 - 29 de Abril 1380) foi uma leiga da Ordem Terceira de São Domingos, venerada como Santa Catarina na Igreja Católica. Catarina de Sena foi ainda uma personagem influente no Grande Cisma do Ocidente.

Sem comentários: