… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Peço, em primeiro lugar



 Martinho Lutero

“Peço, em primeiro lugar…”


"Peço, em primeiro lugar", lemos na "Sincera admoestação a todos os cristãos para evitar revolta e insurreição", de 1522, “que se evite o meu nome e não se intitulem luteranos, mas cristãos. Que é Lutero? Afinal, o ensinamento não é meu. Tampouco fui crucificado a favor de alguém. S. Paulo, em 1Co 3:4s., não admitiu que os cristãos se chamassem paulinos ou pedrinos, mas cristãos. De que maneira pretenderia eu, um pobre e fedorento saco de vermes, que se designassem os filhos de Cristo com o meu infeliz nome? Não seja assim, meus amigos; apaguemos os nomes partidários e chamemo-nos pelo nome de Cristo, cujo ensinamento nós temos. Os papistas merecidamente têm um nome partidário, já que não se contentam com o ensinamento e o nome de Cristo; querem ser papistas; pois que sejam do papa, que é o seu mestre. Não sou e não quero ser mestre de ninguém. Tenho, juntamente com a comunidade, o único e comum ensinamento de Cristo que, ele só, é nosso Mestre (Mt 23.8).”



In “O Pensamento de Lutero”, Gerhard Ebelin, Editora Sinodal, 1968, páginas 23 e 24

Martinho Lutero (em alemão: Martin Luther; Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um sacerdote agostiniano e professor de teologia alemão precursor da Reforma Protestante.

Sem comentários: