… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

terça-feira, 14 de março de 2017

A história da dádiva de um copo de leite


Carlos António da Rocha


A história da dádiva de um copo de leite
 
Um dia, um rapaz pobre que vendia mercadorias de porta em porta para os pagar seus estudos viu que só lhe restava uma simples moeda de dez centavos e tinha fome. Decidiu que pediria comida na próxima casa. Porém, os seus nervos o traíram quando uma jovem e encantadora mulher lhe abriu a porta. Em vez de comida, pediu um copo de água. Ela notou que o jovem parecia faminto e, assim, deu-lhe um grande copo de leite. Ele bebeu devagar e depois perguntou-lhe:

- Quanto lhe devo?

- Não me deves nada - respondeu ela. E continuou: - A minha mãe sempre nos ensinou a nunca aceitar pagamento por uma oferta caridosa.

Ele, então, respondeu: - Pois agradeço-te de todo coração.

Quando Howard Kelly saiu daquela casa não só se sentiu mais forte fisicamente, mas também a sua fé em Deus e nos homens ficou mais forte. Ele já estava resignado a render-se e a deixar tudo.
Algum tempo mais tarde, aquela mulher ficou gravemente doente. Os médicos locais estavam confusos.

Finalmente, encaminharam-na à grande cidade, onde chamaram um especialista, o Dr. Howard Kelly, para estudar a sua rara enfermidade.

Ao ouvir o nome do povoado de onde ela viera, uma estranha luz lhe encheu os seus olhos. Então, vestido com a sua bata branca, foi ver a paciente e, imediatamente, reconheceu aquela mulher. Determinou-se a fazer o seu melhor para salvar a sua vida. Passou a dedicar-lhe atenção especial e, depois de uma demorada luta pela cura da enferma, ganhou a batalha.

O Dr. Kelly pediu à administração do hospital que lhe enviasse a fatura total dos gastos para que a aprova-se. Ele conferiu-a, e depois escreveu algo e mandou entregá-la no quarto da paciente.

Ela teve receio de abrir aquela fatura, porque sabia que levaria o resto da sua vida para pagar a totalidade dos gastos. Porém, ao abri-la, notou que o texto dizia o seguinte: “Totalmente pago com um copo de leite. Assinado: Dr. Howard Kelly.”

Lágrimas de alegria correram dos olhos da mulher, e seu coração feliz orou: “Graças meu Deus, porque o Teu amor Se manifestou nas mãos e nos corações dos humanos!

Nota: Esta história é baseada em factos verídicos ocorridos com o Dr. Howard Atwood Kelly, médico ginecologista americano, nascido a 20 de fevereiro de 1858 e falecido a 12 de janeiro de 1943.

 Carlos António da Rocha

Sem comentários: