… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

MARCAS DA VERDADEIRA CONVERSÃO




George Whitefield

Marcas da Verdadeira Conversão


Pequeno trecho do sermão de George Whitefield, “Marks of a True Conversion” a respeito de Mateus 18:3. Whitefield escreve acerca da verdadeira conversão que ocorre numa pessoa e que lhe transforma verdadeiramente o coração. Este é um dos melhores sermões que tenho lido a esse respeito. Whitefield escreve:

Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus.” (Mt 18:3, ARC, Pt)

«Mas então, apesar de que todos desejamos ir para o Céu quando morrermos, ainda, se julgarmos as vidas das pessoas, e nosso Senhor diz, “pelos frutos os conhecereis,” temo-me que encontraremos, que milhares, e dez e milhares, que esperam ir para esse abençoado lugar logo depois da morte, não estão agora, aí, na via correcta, enquanto vivem. Apesar de que nos chamemos cristãos, e consideraríamos uma afronta, que alguém duvide de que somos cristãos; entretanto, há uma grande quantidade de pessoas, que levam o nome de Cristo, que, sem embargo, não sabem o que é o verdadeiro cristianismo. Portanto, se perguntamos a muitos, em que apoiam as suas esperanças de ir para o Céu, dir-nos-ão, que eles pertencem a esta, ou àquela, ou à outra denominação. Se perguntarem a outros, em que fundam as suas esperanças de ir para o Céu, dir-vos-ão, que eles foram batizados, que os seus pais e mães, os apresentaram ao Senhor Jesus Cristo na sua infância; e, entretanto, em lugar de lutarem sob o estandarte de Cristo, têm lutado contra ele, quase desde que foram batizados, mas porque foram admitidos na igreja, e os seus nomes estão num livro de registos da paróquia, então, eles fazem-nos crer que os seus nomes também estão escritos no livro da vida.

O Senhor Jesus Cristo sabia isto muito bem; Ele sabia que tão desesperadamente perverso e enganoso é o coração dos homens; Ele sabia como muitos iriam para o Inferno ainda que pelas portas do Céu, como muitos subiriam até à porta do Céu, e chegariam tão perto dela que até lhe podiam tocar, e logo seriam desprezados com um “na verdade, não vos conheço.” O Senhor, então, diz-nos sinceramente, que uma tão grande mudança deve ser feita em nós, e o que deve ser feito por nós, antes de que possamos ter esperanças de entrarmos no Reino dos céus. Por isso diz a Nicodemos, “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” E de todas as solenes declarações de nosso Senhor, refiro-me com respeito a isto, possivelmente as palavras do texto mais solenes, são “que, se não vos converterdes (diz Cristo) e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus.”»
*** 

George Whitefield, (16 de dezembro de 1714 - 30 de setembro de 1770) foi um pastor anglicano itinerante, que ajudou a espalhar o Grande Despertar na Grã-Bretanha e, principalmente, nas colónias britânicas norte-americanas. O seu ministério teve enorme impacto sobre a ideologia americana.

Conhecido como o "príncipe dos pregadores ao ar livre", foi o evangelista mais conhecido do século XVIII. Pregou durante 35 anos na Inglaterra e nos Estados Unidos, quebrou as tradições estabelecidas a respeito da pregação e abriu o caminho para a evangelização de massa. Enquanto jovem a sua sede de Deus tornou-o consciente de que o Senhor tinha um plano para a sua vida. Para preparar-se, jejuava e orava regularmente, e muitas vezes ia ao culto duas vezes por dia. Na Universidade de Oxford (Inglaterra) cooperou com os irmãos John e Charles Wesley, participando com eles no "Clube Santo".

Tradução de Carlos António da Rocha

****

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: