… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Reflexões de George Müller sobre a fé

Reflexões Sobre A Fé
George Müller

Os seguintes esboços ajudarão ao crente a consolidar sua fé:

1. Lê cuidadosamente a Palavra e medita nela. Através da leitura da Palavra de Deus, e especialmente através da sua meditação, o crente informa-se sobre a natureza e o caráter de Deus. Além da santidade e da justiça de Deus, percebe que Ele é um Pai extremamente amável, amoroso, clemente, misericordioso, poderoso e sábio. Portanto, na pobreza, na aflição, na morte de seres queridos, na dificuldade no serviço, ou na necessidade financeira, o crente descansará na habilidade de Deus para o ajudar. Aprendeu pela Palavra que Deus é omnipotentes em poder, infinito em sabedoria, e que está disposto a ajudar e a livrar o Seu povo. Ler a Palavra de Deus, e meditá-la, é um excelente meio para fortalecer a fé.

2. Temos de manter um coração reto e uma boa consciência e não devemos consentir, com pleno conhecimento ou de maneira habitual, as coisas que são contrárias à mente de Deus. Como poderia continuar atuando com fé se entristecesse o Senhor e se não Lhe desse toda a glória e a honra que Lhe é devida? Toda a minha confiança em Deus e toda a minha dependência dEle, desapareceriam na hora da tribulação se eu tivesse uma consciência culpada e continuasse ainda no pecado. Se eu não posso confiar em Deus devido a uma consciência culpada, a minha fé vê-se debilitada. Com cada nova prova, a fé cresce ao confiar em Deus e ao receber Sua a ajuda ou decresce por não confiar nEle. Um hábito de tentar depender de si mesmo é derrotado ou promovido. Se confiarmos em Deus, não confiamos em nós mesmos, nem nos nossos semelhantes, nem nas circunstâncias, nem em nenhuma outra coisa. Se efetivamente confiamos em uma ou em algumas destas coisas, então não confiamos em Deus.

3. Se desejarmos que nossa fé seja fortalecida, não deveríamos fugir as oportunidades nas quais a fé pudesse ser provada. Quanto mais estou numa posição para ser provado na fé, mais terei a oportunidade de ver a ajuda e a livramento de Deus. Cada nova instância em que Ele me ajuda e me liberta, incrementará a minha fé. O crente não tem de fugir das situações, posições, ou circunstâncias nas quais a sua fé pudesse ser provada, mas deveria abraçá-las alegremente, como oportunidades para ver a mão de Deus estendida para ajudar e libertar. A vossa fé ver-se-á assim fortalecida.

4. O último ponto importante para o fortalecimento de nossa fé é que deixemos que Deus obre por nós e não tentemos um auto livramento. Quando chega uma prova de fé, estamos naturalmente inclinados a desconfiar de Deus e a confiar em nós mesmos, nos nossos amigos ou nas circunstâncias. Preferiríamos realizar um auto livramento do que olhar simplesmente para Deus e esperar a Sua ajuda. Mas se não esperarmos pacientemente a ajuda de Deus ou se tentamos realizar um auto livramento, então, na prova seguinte da nossa fé, teríamos o mesmo problema. Novamente estaríamos inclinados a tentar livrar-nos segundo os nossos meios. Com cada nova prova, a nossa fé decrescerá. Pelo contrário, se permanecermos firmes para ver a salvação de Deus, e se confiamos unicamente nEle, a nossa fé aumentará. Cada vez que vemos a mão de Deus estendida em nosso favor na hora da tribulação, a nossa fé vê-se incrementada ainda mais. Deus demonstrará a Sua disposição para ajudar e para livrar no momento perfeito.

Podem-se utilizar princípios escriturais para vencer as dificuldades nos negócios ou em qualquer apelo terrestre. Os filhos de Deus, que são forasteiros e peregrinos na terra, devem esperar ter dificuldades no mundo, pois aqui não estão em casa. Mas o Senhor nos tem provido com promessas na Sua Palavra, para fazer que triunfemos sobre as circunstâncias. Todas as dificuldades podem ser vencidas atuando conforme a Palavra de Deus.

In “The Autobiography of George Müller”, Whitaker House.

Tradução de Carlos António da Rocha

****

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: