… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

POR ELE TODAS AS COISAS SUBSISTEM


POR ELE TODAS AS COISAS SUBSISTEM
Só em Cristo todas as coisas do Céu e da Terra têm sentido


VANCE H. HAVNER

Quando Paulo declarou em Efésios que Cristo “tudo enche em todas as coisas” e em Colossenses que «Cristo é tudo em todos», ele não estava escrevendo para nós frases meramente piedosas; ele estava indicando o facto firme e fundamental da supremacia de Jesus Cristo. Cristo era tudo para Paulo. Aos Coríntios, ele tinha escrito: «Nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.” Aos Gálatas, ele escreveu: « Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo». Aos Efésios, escreveu dAquele que «tudo enche em todas as coisas» e aos filipenses declarou: «Para mim o viver é Cristo.”

Escrevendo aos Colossenses, ele enfrentou um estalo de heresia, não tanto apontando os seus erros – embora ele tenha feito isso –, mas apresentando o Senhor Jesus Cristo como «a imagem do Deus invisível», «Cristo em vós, a esperança de glória», «em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento», «Cristo, nossa vida», «Cristo é tudo em todos».

Passou já muito tempo desde que Colossenses foi escrito, mas há a mesma tendência para menosprezar ao nosso Senhor. Nos seus pensamentos, milhares de Cristãos localizam-nO quer seja na Palestina há muito tempo antigamente, ou à mão direita do Pai, agora. Alguns pensam no pregador que vem de regresso de uma viagem à Terra Santa e que aborrece a todos mencionando-O continuamente. Um velho pregador observava: «Eu preferiria caminhar com Cristo cinco minutos agora, do que caminhar cinco anos onde Ele esteve!” Necessitamos do panorama da visão de Paulo para ver Cristo no passado, no presente e no futuro. Não é estranho ver a tantos Cristãos pálidos, doentes, anémicos: não conhecem o Cristo que têm. Se Jesus é o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o autor e consumador da nossa fé, se por Ele todas as coisas subsistem, segue-se que tudo se centra e converge nEle.

Por Ele, a criação subsiste. «Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.» (Cl. 1:16). Quantos Cristãos pensam sempre em Cristo como Aquele em Quem «foram criadas todas as coisas», como diz Colossenses; por Quem «todas as coisas foram feitas», como escreve João; por Quem Deus «fez o universo», como lemos em Hebreus? Por que Deus fez o universo, afinal de contas? Ele fê-lo para que um dia Cristo possa ser o tudo em todos, para que um dia, do elétrão mais minúsculo ao planeta mais poderoso, todos possam glorificar a Jesus.

Os cientistas não podem dar a razão do universo: Cristo é a razão. A criação agora está sujeita à corrupção, mas um dia exibirá a glória de Cristo, a escravidão do pecado será quebrada, os filhos de Deus serão manifestados. E Cristo não só criou o universo, e é o seu objeto, mas Ele agora o sustenta. A própria existência de cada um de nós, para não dizer, nada da nossa salvação, depende dEle. Sem Ele, o universo desintegrar-se-ia.

Por Ele, a redenção subsiste. Para conformar os homens à imagem de Seu Filho, Deus deu o Seu Filho. E em nenhum outro há salvação.

Por Ele, o Evangelho subsiste. O Evangelho é simplesmente as boas novas de Jesus, para isso Ele veio, morreu e ressuscitou. Não é um programa, um plano, uma filosofia que salva, mas uma Pessoa. Cabia a uma Pessoa alcançar as pessoas, a uma Vida alcançar as vidas. O Evangelho é uma questão pessoal: «Ele salvará o Seu povo de seus pecados.” «E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim».

Por Ele, a Bíblia subsiste. Verdadeiramente, vemos Cristo à luz das Escrituras, porque são elas as que testificam dEle. Porém somente podemos ver as Escrituras à luz de Cristo. Ele é a chave das Escrituras. Em todas as Escrituras, Ele expôs aos Seus discípulos todas as coisas referentes a Ele. Todos os caminhos conduzem a Ele através do Livro. Alguém disse que o Pentateuco nos dá a prefigura de Cristo; os profetas, os anúncios de Cristo; os salmos, os sentimentos de Cristo; os Evangelhos, os actos de Cristo; e as Epístolas, os frutos de Cristo.

Por Ele, a igreja subsiste. Deus «E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.» (Ef. 1:22-23). Estamos ligados a Ele, somos membros do Seu corpo. Um corpo que se sustente em si mesmo e não em Cristo é uma monstruosidade, porque é um corpo sem cabeça.

Por Ele, a doutrina subsiste. Alguns Cristãos fazem-se discípulos de uma frase em vez de uma Pessoa, tocam sobre uma só corda e passeiam através de uma coisa predileta. Alguns isentam-se da santificação, por exemplo. Mas a santificação, em sentido estrito, não é só uma doutrina: Cristo é nossa santificação (1Co 1:30). Spurgeon diz: «A santidade não é o caminho para Cristo; Cristo é o caminho para a santidade». Melhor ainda, Cristo é a nossa santidade.

Alguns fazem do Espírito Santo o estandarte de um movimento, mas o Espírito não atesta de Si mesmo, mas sim de Cristo (João 15:26). Nessa passagem clássica sobre o Espírito, João 7:37-39, é Jesus Quem está no centro da cena: «Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorifica.” Uma suposta experiência do Espírito que fixa a atenção em S mesmo e não em Cristo, não é confiável.

Por Ele, a ressurreição subsiste. Jesus disse a Marta: «Teu irmão ressuscitará.” Ela disse: «Eu sei que ressuscitará na ressurreição, no dia último». Marta era ortodoxa, mas ela precisava de mover-se do doutrinal para o pessoal. Então Jesus disse: «Eu sou a ressurreição e a vida.” A ressurreição é não algo em que crer mas Alguém em Quem acreditar.

Por Ele, a fé subsiste. O que importa não é a quantidade ou a qualidade, mas o objeto da nossa fé. A fé que salva é a fé em Cristo, não meramente crer coisas sobre Cristo. O homem com maior valor é o homem menos consciente do seu valor, e o homem com a melhor fé é o homem menos consciente da sua fé, mas mais consciente do seu Cristo.

Por Ele, toda a experiência cristã subsiste. A vida cristã é simplesmente Cristo, o morar e o viver de Cristo. «Para mim o viver é Cristo.” A vida vitoriosa ou a vida abundante ou mais profunda, como queiram chamar-lhe, é somente Cristo, mais de Cristo e menos de nós mesmos. Ele é a nossa vida, não só um mestre de como viver.

Por Ele, a separação subsiste. Ele é o grande Separador que veio, não a trazer paz, mas a espada, e Ele deve separar-nos. A separação não é somente deixar as coisas; ela guia para Ele fora do acampamento levando o Seu vitupério. Quando Ele esteve na Terra, amiúde houve uma divisão das pessoas por causa dEle, e Ele ainda divide aos homens hoje. Mas há também aqueles que causam divisão entre nós; estes devem ser detetados e evitados.

O ponto principal sobre o regresso do Senhor é o Senhor. Alguns estão olhando simplesmente para algo a acontecer, não para Alguém que vem. Nós não procuramos um programa de eventos mas a uma Pessoa.

Por Ele, a comunhão cristã subsiste. «A nossa comunhão verdadeiramente é com o Pai, e com seu filho Jesus Cristo» (1Jo 1:3). Ouvi falar de uma igreja com um letreiro «Jesus ONLY» (Só Jesus) na frente. Uma noite, uma tormenta arrancou as primeiras letras e deixou «US ONLY» (Só nós). Isso tem acontecido de muitas outras formas hoje em dia. A base da comunhão é Cristo. Não pode haver os santos juntos de nenhuma outra maneira. Alguns santos não têm um testemunho, mas só um argumento. O selo distintivo da comunhão verdadeira é o «amor a todos os santos», que flui da «fé em Cristo Jesus» (Cl 1:4).

Sem dúvida, por Ele, o testemunho subsiste. Nós somos Suas testemunhas, não Seus advogados. « não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor». Há muito sermão e muito pouco testemunho. As pessoas não vêm a Cristo no final de uma discussão. Simão Pedro veio a Jesus porque André foi até ele com um testemunho.

Por Ele, o nosso fruto subsiste, « quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer» (Jo 15:5). O que conta não é o que é feito para Ele, mas o que é feito por Ele. Pergunto-me quanta da nossa atividade de igreja realmente procede dEle. Pensamos que ela depende de nós, do nosso esforço, da nossa organização, do nosso entusiasmo. Precisamos de tirar os nossos olhos da nossa eficácia e de fixá-los na Sua suficiência.

Por Ele, a resposta a cada necessidade subsiste. Deus prometeu prover toda a nossa necessidade segundo as Suas riquezas em glória por Cristo Jesus. Se necessitamos de vitória podemos reinar em vida através de Cristo Jesus. Se necessitamos de paz, a paz de Deus guardará os nossos corações através de Cristo Jesus. Se necessitamos de sabedoria, Ele é a nossa sabedoria. Se necessitamos de força, tudo o podemos em Cristo. Como a multidão faminta daquele tempo, não precisamos de nos apartar dEle de modo algum.

Por Ele, o futuro subsiste. Para o crente, a perspectiva não é simplesmente ir para o Céu mas partir para estar com Cristo. É a Sua presença a que faz o Céu tão glorioso. E é a separação dEle a característica pior do inferno. É toda a diferença entre «Vinde, benditos de meu Pai» e «Nunca vos conheci; apartai-vos de mim». Ser cortados dEle, que é a vida, não pode senão ser a morte interminável; ser cortados da luz não pode ser senão ser escuridão eterna. A coisa mais gloriosa sobre o Céu é que nós seremos como Ele.

Por Ele, o futuro do universo criado e sustentado por Ele será consumado nEle. Na dispensação da plenitude dos tempos, Deus reunirá todas as coisas em Cristo, no Céu, e na Terra.

A criança que, não sabendo como colocar corretamente um mapa dos Estados Unidos na parede, descobriu que no reverso havia um quadro de George Washington e que pondo esse quadro em posição correta também montava o mapa, ilustra uma profunda verdade. Nada se pode ensamblar, quer seja a vida de alguém ou o universo, além de Cristo. Mas quando o conhecemos a Ele, todas as coisas acham o seu lugar, porque nEle todas as coisas subsistem, e estamos completos nEele.

Vance H. Havner (1901-1986)
Pastor, evangelista e autor batista

*** 

 Tradução de Carlos António da Rocha

*** 

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: