… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

O CÃO QUE COMEU UMA FOLHA DA BÍBLIA



Carlos António da Rocha

O cão que comeu uma folha da Bíblia

Quando Robert Moffat era missionário na Africa do Sul aconteceu-lhe uma coisa original. Um dia entra-lhe pelo edifício da missão adentro um homem que lhe dizia que estava muito preocupado porque um dos seus cães tinha comido uma folha da Bíblia dele. O missionário tenta tranquilizar o homem, dizendo-lhe: “Não te preocupes, meu Irmão; eu posso dar-te uma outra Bíblia.” Ao que aquele homem lhe respondeu: “O Irmão não está entendendo. Já que o cão comeu uma folha da Bíblia, ele será um bom cão. Ele será um cãozinho dócil e manso. E eu preciso é dum cão, dum cão que seja cão, como todos os cães, que ladre aos estranhos e me defenda a minha casa!”



Aquele Cristão africano pensava que era o objeto Bíblia tinha poderes mágicos. Curiosamente, alguns século depois, ainda muitos dos nossos contemporâneos pensam a mesma coisa. Acham que é suficiente ter a Bíblia aberta em suas casas, sobre um móvel. Pensam que por ela ter capa uma preta possuiu recursos sobrenaturais nas suas folhas. Não é assim. A Bíblia é a Palavra de Deus, não como objeto, mas como registo da revelação de Deus aos Homens de todos os tempos. Nós os Cristãos precisamos de a estudar, precisamos de meditar muito no seu conteúdo, e, o que é mais importante, de pôr em pratica os seus ensinamentos. 

****



Robert Moffat! O grande missionário e pregador que serviu a Deus como pioneiro no grande continente africano, onde levou muitas almas aos pés do nosso amado Senhor Jesus!


Robert Moffat foi um missionário congregacional escocês na África.Robert Moffat nasceu em 21 de dezembro de 1795, em Ormiston, Escócia. Ele veio a ser um famoso missionário presbiteriano na África do Sul. Convertido aos 17 anos, logo ele se mostrou interessado em missões. Em 1816 a “The London Missionary Society” relutantemente enviou-o para a Cidade do Cabo, na África do Sul, crendo que ele estava impreparado para a missão. Quatro anos mais tarde, ele casou com Mary Smith, que veio de Londres. O casal estabeleceu-se em Kuruman, em Bechuanaland, em 1825, onde eles estabeleceram o seu quartel-general durante os próximos 45 anos de trabalho missionário. Eles regressaram a Inglaterra em 1839-43, promovendo a causa de missões na África. Moffat inspirou David Livingstone (1813-73) a ir. Em 1845, Livingstone casou com Mary, filha de Moffat. Robert Moffat e a sua esposa serviram como missionários até que faltando-lhe a saúde, se viram forçados a retirarem-se do seu campo missionário em 1870. Enquanto esteve no campo missionáro, Moffat traduziu a Bíblia em Sechvana (uma das línguas autóctones). Ele também é autor dum livro de hinos e publicou dois livros de ensino para uso missionário na África do Sul. Robert Moffat passou a estar com o Senhor nas Suas mansões eternassem 9 de agosto de 1883.

Carlos António da Rocha

****

Este artigo é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está redigido no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: