… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Pia Desideria?! Que bicho é este?


Pia Desideria?!
Que bicho é este?

No seu nome completo: “Desejos Profundamente Sinceros de que as Verdadeiras Igrejas Evangélicas Realizem uma Reforma Agradável a Deus”, Pia Desideria, (em português, Desejos Piedosos) é o título do livro escrito em 1675 pelo teólogo alemão Philipp Jacob Spener, com o qual outorgou a base doutrinal do movimento religioso luterano denominado Pietismo.



O livro foi publicado em Frankfurt do Main, quando Philipp Jacob Spener recebeu um convite de um editor daquela localidade para escrever um prefácio à obra de Johann Arndt “Cristianismo Verdadeiro” (Wahres Christentum).



Na forma de um livro devocional Jacob Spener propõe uma renovação ao cristianismo da Reforma denunciando as separações em que tinha incorrido o protestantismo alemão, chamando a retomar os princípios originais de Lutero.



O texto encontra-se dividido em três partes. Na primeira esboça-se a situação que prevalecia no luteranismo alemão no século XVII; na segunda seção, a mais curta, são expstas as suas expectativas sobre o progresso do cristianismo; e, na última parte Spener expôs seis propostas concretas para alcançar a desejada reforma:



1) Uma maior atenção e uso da Bíblia, como diretriz da Reforma.

2) Uma renovação e uma maior ênfase na crença luterana do sacerdócio espiritual de todos os crentes.

3) A vivência de um cristianismo de um ponto de vista prático, isto é, sem lhe dar somente o valor de um simples conhecimento.

4) Nas disputas teológicas promover a caridade ante o engano, já que aquela faria prevalecer a verdade.

5) Promover a renovação na preparação dos ministros, os quais devem viver uma piedade comunitária e individual apoiada no estudo das Escrituras.

6)Uma reforma na homilética, os sermões dos ministros não devem ser discursos eruditos mas ser compreensíveis para os fiéis a fim de movê-los à fé e à piedade.


****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Este texto é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está escrito com o Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: