… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sexta-feira, 2 de junho de 2017

“É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades.” (Sl 103:3)



“É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades.” (Sl 103:3)

      É preciso entender que o Cristão divide-se em duas partes: o homem interior que é a fé, e o homem exterior que é a carne. Quando, pois, se encara o Cristão segundo a fé, tem de se dizer que ele é puro e totalmente limpo. Porque a Palavra de Deus não tem nenhuma impureza, e quando ela penetra no coração e ele confia nela, ela tem de purificar o coração completamente. Por isso, na fé, todas as coisas são perfeitas, e somos reis, sacerdotes e povo de Deus. Agora, porque a fé está na carne e nós ainda vivemos no mundo, somos, por vezes, assaltados por inclinações malignas, como impaciência, medo da morte, etc. Tudo isso ainda são fraquezas da nossa velha natureza, pois a fé ainda não penetrou completamente e ainda não tem domínio completo sobre a carne.

      Isso você pode ver em Lucas 10, na parábola do homem que descia de Jerusalém a Jericó e caiu no meio de assaltantes que o espancaram e o deixaram semimorto. Depois foi atendido pelo samaritano que cuidou das suas feridas, dispensou-lhe cuidados e encarregou o hospedeiro de tomar conta dele. Percebe-se que esse homem não corre perigo de vida, pois alguém está cuidando dele; tem toda certeza de que irá viver. O que lhe falta, porém, é ficar completamente curado. Sua vida foi salva, mas a saúde ainda não está completamente restabelecida, pois ainda está sob cuidados médicos e em tratamento.

      Assim, também nós temos o Senhor Jesus Cristo e a certeza da vida eterna, mas não temos saúde a cem por cento; um pouquinho do velho Adão ainda permanece na nossa carne.

 Martinho Lutero    

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983



Sem comentários: