… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sexta-feira, 28 de julho de 2017

“Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós.” (Mt 5:11)



“Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós.” (Mt 5:11)

      Exteriormente pode-se identificar o santo povo cristão pelo santuário da santa cruz. Noutras palavras: este povo tem de passar por desgraças e perseguição; lutar contra toda a sorte de tentações e mal (conforme “reza” o Pai-nosso), trazidos pelo diabo, o mundo e a nossa carne; prantear, revelar mansidão, viver atemorizado; ser materialmente pobre, desprezado, doente, fraco e sofrer para se tornar semelhante a seu Cabeça, Cristo. E a razão de tudo isso só pode ser uma: este povo apega-se firmemente a Cristo e à Palavra de Deus, sofrendo por causa de Cristo. Os membros deste povo devem ser piedosos, pacíficos, obedientes, e estar dispostos a servir às autoridades e pessoas em geral com seus corpos e bens, bem como não fazer mal a ninguém. Agora, nenhum povo da Terra será odiado como este. Os seus membros serão alvo de um ódio bem maior do que os judeus, gentios e turcos. Em resumo: serão chamados de hereges, patifes, diabos, gente maldita, e serão considerados os piores sem-vergonhas do mundo. Tudo isto, para que os seus algozes, aqueles pelos quais serão enforcados, afogados, assassinados, torturados, perseguidos, atormentados (e ninguém terá compaixão deste povo, antes, aos sedentos darão a beber vinho com mirra e fel), possam prestar um serviço a Deus. E todo este sofrimento não se deve ao facto de serem adúlteros, assassinos, ladrões ou malandros. Deve-se ao facto de não desejarem ter outro Deus a não ser Cristo.

      Pois, bem, sempre que você testemunhar ou ouvir falar de coisas semelhantes, saiba que ali se encontra a santa Igreja cristã, como Cristo diz: “Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus”. Pois, através deste símbolo (a saber, a cruz), o Espírito Santo não somente santifica este povo, mas também lhe dá bem-aventurança.

Martinho Lutero 
In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


Sem comentários: