… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quinta-feira, 27 de julho de 2017

“Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas com a água e com o sangue.” (1Jo 5:6)



“Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas com a água e com o sangue.” (1Jo 5:6)

      Assim Ele sempre mistura o sangue com o batismo, para que na água apareça e possa ser visto o sangue encarnado e inocente de Cristo. Os nossos olhos, é bem verdade, vêem apenas água cristalina. Mas, São João deseja abrir-nos os olhos internos e espirituais da fé, para que possamos ver não somente a água, mas, também, o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.

      Por quê? O santo batismo foi-nos adquirido pelo sangue que Jesus derramou por nós para pagar pelos <nossos> pecados. Ele ligou esse sangue, sem mérito e poder ao batismo, para que ali a gente possa recebê-lo. Pois quando alguém recebe o batismo em fé, isso equivale a ser lavado com o sangue de Cristo e purificado dos pecados. Porque recebemos perdão dos pecados não por meio de obras próprias, mas através da morte e do derramamento de sangue do Filho de Deus. E esse perdão Deus o coloca no batismo.

Martinho Lutero 
In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


Sem comentários: