… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quinta-feira, 6 de julho de 2017

“Deus nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo... a fim de que nos tornemos seus herdeiros”. (Tt 3:5 e 7)



“Deus nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo... a fim de que nos tornemos seus herdeiros”. (Tt 3:5 e 7)

      Bom filho é aquele que descende de pais piedosos e honrados e que, em todos os sentidos, segue e vive em conformidade com seus pais. Um tal filho tem todo direito de possuir e herdar os bens e o nome de seus pais.

      De modo semelhante, nós, cristãos, renascemos através do batismo e somos feitos filhos de Deus. Se, agora, seguirmos o nosso Pai e os Seus caminhos, tudo o que Ele tem e o Seu nome serão nossos para todo o sempre. E o nosso Pai é-nos descrito e, de facto é, como sendo misericordioso e bom, como Cristo diz; “Sejam misericordiosos como também é misericordioso o Pai de vocês”. Também diz: “Aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração”. Além disso, Deus é justo, puro e verdadeiro, poderoso, simples, singelo, sábio, etc. E todos estes nomes de Deus estão compreendidos nas palavrinhas: “teu nome”. Porque os nomes de todas as virtudes são nomes de Deus. E nós fomos batizados nesses nomes e consagrados e santificados por meio deles, de sorte que, agora, eles tornaram-se nossos nomes. Por isso, todos os filhos de Deus são e devem ser bondosos, misericordiosos, castos, justos, verdadeiros, singelos, amigáveis, pacíficos, cordiais para com todas as pessoas, inclusive como os inimigos. Pois o nome de Deus, no qual fomos batizados, opera isso em nossos corações.

Martinho Lutero

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


Sem comentários: